Vitória (ES): serviço de táxis executivos está previsto para segundo semestre
O serviço de táxis executivos vai passar a ser oferecido em Vitória. A princípio, serão 30 novas placas para os veículos de luxo, que serão automáticos e vão contar com banco de couro. Outras 20 placas estão na fila de espera para também começarem a operar no sistema.
A tarifa será diferenciada, mas ainda não é possível definir o valor exato nem quando o serviço começa a funcionar. De acordo com o titular de Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Max da Mata, o edital de licitação será lançado no segundo semestre deste ano. Ele destaca que já há demanda de clientes, principalmente empresas, para esse tipo especializado de serviço na Capital.
Além dos táxis executivos, a prefeitura vai licitar ainda neste mês 108 novas placas de táxis comuns, além de outras 40 como lista de reserva. A expectativa é de que, até o fim do ano, sejam 600 placas em Vitória. Hoje, são 462.
Também está em estudo a instalação de novos pontos de táxi e a implantação de pontos rotativos, estes em regiões como a Praia do Canto, onde existe muita procura por táxis à noite.
Identificação
Uma preocupação dos taxistas é com relação à identificação dos veículos executivos. De acordo com Sérgio Marinho, diretor do Sindicato dos Taxistas do Estado, se os carros não forem devidamente sinalizados ficará mais fácil para clandestinos atuarem.
“Se hoje não há fiscalização, imagine sem identificação”, afirma. Além disso, ele afirma não perceber demanda por táxis de luxo na cidade. Segundo a Secretaria de Transportes, não está definido se os novos táxis vão ser sinalizados ou não.
Taxistas passam por vistoria anual
Até 29 de junho, a Prefeitura de Vitória realiza a vistoria anual dos taxistas. Todos os permissionários e condutores auxiliares dos táxis da Capital devem levar a documentação exigida ao estacionamento do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), localizado na Enseada do Suá.
Entre os documentos, os profissionais devem levar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de residência, certidões de quitação eleitoral, criminal e de débitos do CPF, entre outros.
No local, será feita a atualização cadastral dos taxistas e a vistoria dos equipamentos dos veículos, como estepe, faróis, pneus e freios. Caso não compareça, o taxista pode ser multado em R$ 182,43 e ter a licença suspensa por 90 dias.
Fonte: A Gazeta/Cristiana Euclydes;24/04/13
http://www.capixabao.com/noticia/16029/cidades/taxis-automaticos-e-com-banco-de-couro-serao-selecionados-no-segundo-semestre-em-vitoria/
Fonte:Capixabão