Uberlândia : frota de táxis passa a contar com mais 21 veículos
Em dezembro de 2012 o G1 divulgou que a frota de táxis de Uberlândia era insuficiente. Na época, segundo o presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Uberlândia, Carlos Antônio Rodrigues, a cidade contava com uma frota de 279 táxis e mais dois veículos adaptados para deficientes e seria necessário pelo menos mais 21 veículos para atender uma legislação municipal, que prevê um táxi para cada 2.000 habitantes. Nesta terça-feira (19), a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) de Uberlândia realizou o sorteio de 21 permissões para prestação de serviço de táxi na cidade.
A assessoria de comunicação da Prefeitura não informou o número de participantes do sorteio, mas explicou que somente os concorrentes que atenderam a todos os requisitos do processo de licitação foram classificados para esta etapa final. (Confira abaixo os novos pontos para as vagas de táxis na cidade).
Com a mudança, agora a frota de táxis de Uberlândia passa a contar com 300 carros e mais dois veículos adaptados para deficientes físicos, para atender uma população de 604.013 habitantes, segundo o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o presidente do sindicato da categoria, com os novos veículos a frota será suficiente para suprir a demanda. “Nos últimos dois anos a demanda pelo serviço de táxi em Uberlândia cresceu bastante. Em determinados períodos do dia o movimento é intenso. Agora teremos mais esses veículos nas ruas, totalizando 302 táxis. No momento esse número será suficiente para cumprir a demanda que temos na cidade”, analisou.
O diretor de uma cooperativa de taxistas, Claricindo Rosa Filho, também acredita que o número de veículos será suficiente. Para ele, esses 21 carros incorporados à frota serão importantes para garantir o bom funcionamento do serviço em horários específicos. “Geralmente nos fins de tarde, quando as pessoas estão saindo do trabalho ou da escola, a procura é maior. Em outros momentos, alguns carros ficam parados por horas nos pontos. Nós temos dificuldades apenas em alguns momentos do dia. Mas não acho que esse seja uma solução definitiva, até porque a população está sempre crescendo, mas vai conseguir suprir a nossa demanda atual”, afirmou.
Lei seca
Com as mudanças na Lei Seca, que desde dezembro do ano passado não tolera qualquer quantidade de álcool no organismo de quem dirige, os taxistas acreditam que haverá um aumento na demanda, principalmente durante as noites. Mas segundo o presidente do sindicato, ainda não foi possível avaliar o impacto. “Fica complicado fazer uma análise nessa época do ano. Os meses de janeiro e fevereiro tradicionalmente provocam queda na procura por táxi, por serem meses de férias. Acredito que a partir de março poderemos ter uma ideia melhor. A expectativa é de que aumente sim, por isso é importante que tenhamos mais veículos nas ruas”, concluiu Carlos.
Confira os novos pontos para as vagas de táxis:
Rua Alfredo Júlio (esquina com Avenida Vasconcelos Costa) – Bairro Martins
Avenida Monsenhor Eduardo (início da avenida) – Centro
Praça Nicolau Feres – Bairro Martins
Rua Ivaldo Alves do Nascimento, 1120 – Bairro Brasil
Rua Mata dos Pinhais – Bairro Jardim Botânico
Avenida Paulo Gracindo, 15 – Bairro Parque Gávea
Avenida João Naves de Ávila, 1441- Bairro Tibery
Avenida Eduardo Felice, 30 – Bairro Vigilato Pereira
UAI Roosevelt
Avenida Comendador Alexandrino Garcia, 1139 – Bairro Industrial