Taxistas de São Paulo participam de campanha de doação de sangue
O Movitaxi – Movimento Independente dos Taxistas do Brasil organizou a campanha “Taxista Legal Doa Sangue”, ato que será realizado no dia 25 de julho, quando se comemora o “Dia do Motorista”.
No “Dia do Motorista”, dia 25 de julho, centenas de motoristas de táxis de São Paulo vão aderir à campanha de doação de sangue “Taxista Legal Doa Sangue“, que está sendo realizada pelo Movitaxi- Movimento Independente dos Taxistas do Brasil. O objetivo da campanha é aumentar o estoque nos bancos de sangue, que sofrem uma queda expressiva nos meses de inverno.
De acordo com Wagner Caetano, representante e um dos fundadores do Movitaxi, a data foi escolhida para prestigiar e motivar os taxistas a participarem da campanha, mas também usar a união da categoria para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue. Até quatro vidas podem ser salvas com apenas uma doação. “No frio as pessoas estão menos dispostas a saírem de casa e esquecem-se da importância de manter os bancos de sangue, já que a demanda continua da mesma forma. Então, cabe aos taxistas “legais” também motivar a popular a realizar um ato solidário e doar sangue”, explica Wagner.
Sobre a Doação de Sangue
De acordo com a Fundação Pró-Sangue no inverno deve ser reforçada a importância da doação, principalmente neste período quando, normalmente, o número de doadores reduz em média 30%.
A queda no estoque de sangue não diminui a procura. A demanda continua a mesma e, com as baixas contabilizadas, os estoques chegam a ficar em estado crítico. Outros fatores, como o aumento das infecções respiratórias no inverno, resfriados, gripes e os meses de férias que coincidem com o período, também têm influência na diminuição dos candidatos à doação.
Sobre o Movitaxi
O Movitaxi – Movimento Independente dos Taxistas do Brasil, fundado em 16/12/2013, é apartidário e independente de associações e sindicatos. Constituído por taxistas ativos, tem a missão de levar suas reivindicações a todas as entidades que representam e fiscalizam o setor, com o objetivo de proteger seus profissionais e o futuro do transporte por táxis que sejam legalizados no País.
Entidades do setor que estão apoiando a Campanha:
- Sinetaxi – Sindicato das Empresas de Taxi do Estado de São Paulo e Adetax – Associação das Empresas de Frota de Táxi do Município de São Paulo
- Sinditaxi-SP – Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo
- Easy Taxi
- 99taxis
Como ser um doador
Para ser um doador é simples: basta comparecer a um posto de coleta com documento de identidade (com foto), ter entre 18 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site do Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Os candidatos à doação precisam estar bem alimentados, evitar alimentos gordurosos pelas 4 horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas no período de 12 horas anteriores.
Requisitos básicos para doação de sangue
Na triagem de doadores, a Fundação Pró-Sangue obedece a normas nacionais e internacionais, como as do Ministério da Saúde, Associação Americana e Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.
No site da Fundação Pró Sangue é possível ver todos os requisitos básicos e alguns dos principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue. http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao
Informações para a imprensa
Movitaxi - Wagner Caetano
Tel: (11) 99652-6586
E-mail: movitaxibrasil@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/MOVITAXIBRASIL
Tags: Doação de Sangue; Taxistas; Pró Sangue; Dia do Motorista; Movitaxi.