Taxista de frota devolve objetos esquecidos no táxi
Devido à correria do dia a dia, ainda há passageiros que acabam esquecendo os seus pertences nos táxis. Os objetos esquecidos são variados e vão desde um guarda-chuva ou uma agenda, até um chip de celular ou o próprio aparelho. Segundo Giovanni Pires, taxista de frota há dois anos e meio, localizar os donos dos objetos esquecidos é uma verdadeira satisfação. “Alguns ficam tão agradecidos que querem nos recompensar de alguma forma”, comenta o taxista.
Giovanni trabalha nas regiões dos Jardins e da Paulista e busca ser cordial com seus clientes, fazendo o melhor caminho e no menor tempo, sempre que possível. Segundo ele, o objeto mais esquecido em seu táxi é o celular. “Quando isso acontece, procuro ligar para algum amigo do dono para avisar”, explica. Sempre que ele encontra algum objeto, busca devolver o mais rápido possível. “Às vezes, é algo que a pessoa precisa muito”, complementa o taxista.
Para evitar que os passageiros esqueçam os objetos, o taxista destaca que é importante orientá-los a sempre manter os pertences próximos, inclusive quando houver bagagem de mão. Giovanni lembra que o taxista também pode entregar ao passageiro o seu cartão de visitas, no qual conste seu telefone celular e a placa do veículo. O telefone, além de ser útil para recuperar objetos esquecidos, também pode fazer com que o passageiro volte a chamá-lo para outras corridas.
Para Giovanni, atitudes como a de devolver o objeto perdido ajudam a fazer com que o cliente se sinta seguro e busque o motorista novamente para outras viagens. “É importante que os taxistas sejam profissionais nessas horas”, afirma.
A Adetax (Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo) orienta aos passageiros que, em caso de perda de objetos em táxis de frota, entrem em contato com a Associação (www.adetax.com.br) para auxiliá-los a encontrar o motorista da frota.
Os táxis de frota podem ser identificados pelo nome e logotipo da empresa, presentes nas portas laterais do veículo. Nos para-lamas, também estão os números da frota e do veículo. E na parte traseira do carro, estão ainda os números da frota, do veículo e do telefone de contato com a empresa. Todas essas informações facilitam a identificação do táxi de frota utilizado pelo passageiro e a recuperação de objetos eventualmente esquecidos.