Pages Menu
Categories Menu
Táxis Elétricos seguem chamando atenção em SP

Táxis Elétricos seguem chamando atenção em SP

Dos 34 mil táxis que circulam na capital de São Paulo, 10 são especiais e viraram motivo de disputa e de desejo dos clientes. Na hora do almoço, é comum executivos entrarem e pedirem uma “corrida” pela cidade somente pelo gosto de andar em um carro totalmente silencioso, tecnológico e com nenhuma emissão de poluentes, segundo os taxistas. A frota de veículos elétricos existe desde junho de 2012 na cidade e conta com os modelos Nissan Leaf — uma parceria entre a Adetax, a fabricante japonesa e a prefeitura —, que renderam economia aos profissionais e abriram horizontes para um transporte público limpo sem que fosse necessário subir a tarifa. Nos primeiros cinco meses, cada carro consumiu, em média, R$ 530 com recarga. Se fossem abastecidos com gasolina, a conta subiria para R$ 2,3 mil.

Taxista há 35 anos, José Antonio Nunes, 68 anos, até hoje se lembra do momento em que recebeu a notícia de que iria dirigir o veículo número um da frota: “Fiquei estático. Para aprender, tive aula com instrutor durante três horas por quatro dias”. O táxi percorre aproximadamente 230km entre meia-noite e 8h com duas recargas — uma feita ao longo de seis horas, antes de começar a trabalhar, e outra no meio do turno, com duração de 15 minutos, realizada na concessionária mais próxima (as lojas da Nissan e as empresas de táxi são equipadas especialmente para o projeto).

O gasto diário é de R$ 15, enquanto com gasolina daria cerca de R$ 40. “Todos os passageiros, indistintamente, fazem as mesmas perguntas, elogiam o conforto e a beleza”, destaca Nunes, que já sofre ao lembrar que o teste dura “apenas” três anos. “Estou triste, porque só tem mais dois anos pela frente”, brinca. Para completar, a frota verde de São Paulo é reforçada com 116 carros híbridos, modelo Prius, da Toyota.

O Rio de Janeiro também recebeu dois elétricos e, até o fim do ano, o número chegará a 15. Segundo o gerente de desenvolvimento de negócios da Nissan, Anderson Suzuki, Brasília está na lista de preferências para receber o projeto de táxis elétricos. “Com certeza, a capital será considerada como cidade prioritária para a expansão do programa a partir do ano que vem”.

http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/suplementos/veiculos/2013/08/01/interna_veiculos,93504/conducao-verde.shtml
Fonte:Correio Braziliense Impresso