Táxis Elétricos seguem chamando atenção em SP
Dos 34 mil táxis que circulam na capital de São Paulo, 10 são especiais e viraram motivo de disputa e de desejo dos clientes. Na hora do almoço, é comum executivos entrarem e pedirem uma “corrida” pela cidade somente pelo gosto de andar em um carro totalmente silencioso, tecnológico e com nenhuma emissão de poluentes, segundo os taxistas. A frota de veículos elétricos existe desde junho de 2012 na cidade e conta com os modelos Nissan Leaf — uma parceria entre a Adetax, a fabricante japonesa e a prefeitura —, que renderam economia aos profissionais e abriram horizontes para um transporte público limpo sem que fosse necessário subir a tarifa. Nos primeiros cinco meses, cada carro consumiu, em média, R$ 530 com recarga. Se fossem abastecidos com gasolina, a conta subiria para R$ 2,3 mil.
Taxista há 35 anos, José Antonio Nunes, 68 anos, até hoje se lembra do momento em que recebeu a notícia de que iria dirigir o veículo número um da frota: “Fiquei estático. Para aprender, tive aula com instrutor durante três horas por quatro dias”. O táxi percorre aproximadamente 230km entre meia-noite e 8h com duas recargas — uma feita ao longo de seis horas, antes de começar a trabalhar, e outra no meio do turno, com duração de 15 minutos, realizada na concessionária mais próxima (as lojas da Nissan e as empresas de táxi são equipadas especialmente para o projeto).
O gasto diário é de R$ 15, enquanto com gasolina daria cerca de R$ 40. “Todos os passageiros, indistintamente, fazem as mesmas perguntas, elogiam o conforto e a beleza”, destaca Nunes, que já sofre ao lembrar que o teste dura “apenas” três anos. “Estou triste, porque só tem mais dois anos pela frente”, brinca. Para completar, a frota verde de São Paulo é reforçada com 116 carros híbridos, modelo Prius, da Toyota.
O Rio de Janeiro também recebeu dois elétricos e, até o fim do ano, o número chegará a 15. Segundo o gerente de desenvolvimento de negócios da Nissan, Anderson Suzuki, Brasília está na lista de preferências para receber o projeto de táxis elétricos. “Com certeza, a capital será considerada como cidade prioritária para a expansão do programa a partir do ano que vem”.
http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/suplementos/veiculos/2013/08/01/interna_veiculos,93504/conducao-verde.shtml
Fonte:Correio Braziliense Impresso