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Sorocaba: Desrespeito às faixas exclusivas gera média de 9 autuações por dia

Sorocaba: Desrespeito às faixas exclusivas gera média de 9 autuações por dia

Uma média de 9 motoristas por dia são autuados em Sorocaba por transitar pelas faixas de uso exclusivo do transporte coletivo implementadas nas ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer, de acordo com levantamento da Urbes -Trânsito e Transportes. Os números revelam que houve um aumento na média de autuações, já que nos vinte primeiros dias de fiscalização, a média diária era de uma multa a cada quatro dias. Esta semana, a empresa pública responsável pelo gerenciamento do trânsito na cidade publicou resolução na qual permite que táxi possa utilizar as faixas exclusivas para ônibus independentemente de estarem com passageiros.

Pela legislação, nos horários de pico de movimento, das 6h às 8h e das 17h às 19h, não é permitida a circulação de motocicletas, veículos de passeio, utilitários e caminhões nas faixas exclusivas – isso desde o dia 27 de agosto.

O estacionamento do lado esquerdo das duas vias citadas também é proibido nesses horários, sob o risco de multa de R$ 85,13 e a perda de quatro pontos no prontuário. Fora desses horários, tanto a circulação na faixa da direita quanto o estacionamento naquela à esquerda do binário são permitidos. As ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer possuem aproximadamente 1,4 quilômetro de extensão, dando entrada e saída para a avenida Ipanema, uma das principais da zona norte de Sorocaba.

A partir da implantação das faixas exclusivas, a Urbes estabeleceu prazo de 45 dias para que os motoristas se adaptassem ao novo sistema, antes de iniciar as autuações. Esse prazo de adaptação coincidiu com o período eleitoral. Ontem, a Urbes divulgou, a pedido da reportagem, a estatística das autuações feitas desde o período de sua implantação. Foram aplicadas 656 autuações a motoristas num período de setenta dias, desde que a Urbes -Trânsito e Transportes passou a multar condutores de veículos que transitam pelas faixas de uso exclusivo do transporte coletivo implementadas nessas duas ruas.

Estatística e in loco

O que se vê nas estatísticas pode ser constado na prática. Ou seja, basta permanecer por alguns minutos em algum trecho daquelas ruas para flagrar o desrespeito à legislação de trânsito. A reportagem permaneceu por cerca de trinta minutos nessas duas vias, entre às 17h e 17h30. Nesse período, flagrou seis veículos invadindo as faixas exclusivas, sendo quatro na Hermelino Matarazzo e três na Comendador Oeterer. Em cada via constatou a presença de um agente de trânsito. Porém, as infrações flagradas aconteceram a cerca de 200 metros dos “amarelinhos”, como são chamados os agentes de trânsito da Urbes.

O técnico de informática José Carlos da Silva, de 34 anos, é a favor das faixas exclusivas e lamenta o desrespeito à norma. Avalia como necessária a autuação de motoristas infratores. “Ora, se existe uma determinação, ela deve ser cumprida e com rigor”, disse. A mesma opinião foi compartilhada pela empresária Evellyn Sant”Ana de Jesus, que diariamente circula por ambas as vias. “A partir da implantação dessas faixas o trânsito melhorou muito. Agora é preciso consciência por parte de nós, motoristas, quanto ao respeito à legislação”, ponderou.

Mudança

As faixas exclusivas são destinadas a ônibus do transporte público e especial, táxis com passageiros, veículos de transporte escolar com passageiros, intermunicipal e suburbano, veículos de emergência (bombeiros, polícia e ambulância) e bicicletas com aro 20 ou superior. Em caso de descumprimento à norma, o motorista está sujeito a multa no valor de R$ 53,20 e perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Já em caso de estacionamento na via, o valor da multa passa a ser de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na CNH.

A Urbes, na edição da última sexta-feira do jornal Município de Sorocaba, órgão oficial de divulgação de atos e ações do Poder Executivo, publicou uma alteração na legislação que trata das faixas exclusivas. A Resolução n.º 001/2013 permite, especificamente, que os táxis possam utilizar a faixa exclusiva para ônibus independentemente de estarem com passageiros. De acordo com a empresa pública, a mudança foi necessária porque boa parte dos deslocamentos de táxi, sem passageiros, ocorre com a finalidade de atender chamados destes. “Desta forma entendemos que haverá uma contribuição para o atendimento desses usuários”, destaca a Urbes em nota.

“É uma mudança que se fez necessária. Se não estávamos com passageiros não podíamos usar as faixas. Mas acontece que recebemos as chamadas e da forma como estava acabava por atrasar, sobretudo nos horários de pico, quando exatamente funcionam as faixas exclusivas”, argumentou o taxista Márcio José de Souza, de 45 anos. (M.A.)

http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=450198
Fonte:Cruzeiro Do Sul