Pages Menu
Categories Menu

Histórico das Frotas

O TÁXI NA NOSSA CIDADE

A operação de empresas de Frotas de Táxi em São Paulo teve sua regulamentação em 1969, através da edição da Lei nº 7.329 de 11/07/69, conhecida como “Lei dos Táxis”. Essa Lei foi criada para regulamentar esta importante atividade, caracterizada como transporte de interesse público.

Porém a operação com táxis já existia muito antes de 1969. A atividade existe na Capital

paulista desde 1935. No final da década de 50 e início da década de 60 muitos motoristas de táxi tinham mais que um táxi, alguns já tinha 10 ou 15, constituindo uma pequena Frota.

Esses pequenos Frotistas tinham todos os táxis e respectivos alvarás em seu nome, como pessoas físicas, trabalhando conforme exigia a administração pública na época.

Naquela época, poucas pessoas possuíam automóveis, tornando o táxi um meio de transporte muito requisitado, tanto que os motoristas trabalhavam em dois turnos dividindo o mesmo veículo, um trabalhando de dia e outro de noite.

Com a criação da “Lei dos Táxis” em 1969, esses Frotistas tiveram obrigatoriamente que se converter em pessoas jurídicas, adequando-se a Lei e seus artigos. A Administração Pública conferia um Termo de Operação e exigia que as Frotas tivessem, dentre outras condições, de início 15 táxis e que chegassem ao mínimo de 40 táxis no prazo de 5 anos .De início, surgiram 237 empresas, majoritariamente microempresas familiares. Cinco anos depois restavam 130 e agora são 58.

Atualmente na cidade de São Paulo, existem 32.766 táxis. Desse total, 4030 pertencem as Frotas e o restante, são de motoristas particulares.

Os taxistas de frota rodam mais de 20 milhões de kms por mês, por todos os lugares do nosso Município, transportando cerca de 2 milhões de pessoas para que cheguem com segurança, conforto e rapidez ao seu destino.