Pages Menu
Categories Menu
São Mateus (ES): Serviço de táxi pode receber melhorias

São Mateus (ES): Serviço de táxi pode receber melhorias

Com uma frota de 104 carros e 70 motos, táxis e moto táxis ainda são uma das melhores alternativas para turistas e trabalhadores chegarem rápido aos diversos destinos na cidade. No entanto, alguns aspectos do serviço ainda precisam ser aperfeiçoados para atender com maior qualidade e conforto aos usuários.

O uso de taxímetro ainda é inexistente na cidade. As cobranças são feitas por tabela o que, às vezes, dá margem para o já conhecido ‘jeitinho brasileiro’ que pode deixar a corrida barata em dias de movimento fraco, ou subir vertiginosamente no verão ou na festa da cidade, quando o número de clientes é muito maior.

Segundo o secretário de Defesa Social do Município, Nilis Castberg, responsável pela regulamentação do serviço de táxi em São Mateus, uma reunião foi realizada há algumas semanas no intuito de fazer algumas adequações e criar uma lei municipal para os táxis, como já existe para o serviço de moto táxi.

“Os taxistas vão apresentar uma proposta que passará pela Procuradoria, pelo Conselho de Trânsito e pela Câmara de vereadores que vai discutir as mudanças e adequá-las”, disse.

A Prefeitura de São Mateus, em parceria com o Sebrae, já realizou cursos de atualização para taxistas como o do ano passado, que foi dividido em duas etapas, onde os motoristas receberam instrução sobre os pontos turísticos da cidade, a melhor forma de atender ao cliente, cuidados com a higiene, com os carros e com a segurança.

Para o taxista João Carlos Costa, que está há 10 anos na praça, o curso fez toda a diferença: “Foi excelente e instrutivo. Trouxe novas informações e nos abriu outros horizontes. Foi muito proveitoso”, destacou.

Cursos como estes corroboram com a Lei nº 12.468 que foi sancionada pela presidente Dilma em 2011 para regulamentar a profissão de taxista em todo o país e que exige desses profissionais que façam cursos de aperfeiçoamento ligado à parte técnica dos veículos e também ao relacionamento humano.

No entanto, ainda há desafios para os profissionais da categoria, que estão sujeitos a muitas dificuldades a cada momento no trabalho:”o desafio de sobreviver já é grande! Existe a questão da segurança, acidentes, clientes, parte técnica do veículos, horário a cumpri mesmo quando o transito não ajuda. Conseguir sobreviver com dignidade é como matar um elefante a cada dia,” explica o taxista.

A Lei ainda prevê que os profissionais devam estar inscritos na Previdência Social, o que pode acontecer de duas formas: como autônomo ou como micro-empreendedor. Em São Mateus, ainda não há um sindicato dos taxistas, que é a entidade responsável, entre outras coisas, por estabelecer um piso salarial para a categoria.

Muitas dessas questões poderão ser sanadas a partir da proposta que será apresentada pelos próprios taxistas aos órgãos oficiais. A partir disso, espera-se que o serviço de taxi em São Mateus possa melhorar para profissionais e, sobretudo, para os clientes atuais e futuros.
Fonte: Folha Acadêmica;29/07/13

http://www.folhacapixaba.com.br/folha3/index.php/noticias/item/719-serviço-de-táxi-pode-receber-melhorias-em-são-mateus
Fonte:Folha Capixaba