São José dos Campos (SP): Taxistas querem usar faixa de ônibus
Os corredores de ônibus serão implantados com o objetivo de garantir mais fluidez e conforto aos usuários. Motoristas de táxi também querem ter o direito de usar as faixas exclusivas para os ônibus que a prefeitura começou a implantar nesta semana em São José.
Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas, Carlos Avelar Moura, a medida beneficiaria o passageiro, que poderia se locomover com mais rapidez e pagando uma tarifa menor. “O projeto começou a ser implantado agora, mas nós queremos que funcione como em São Paulo, onde os táxis podem usar as faixas dos ônibus”, afirmou.
Outra preocupação do sindicato é com relação à mudança de local dos pontos de táxi da cidade. “A prefeitura começou a pintar a faixa exclusiva para ônibus na Avenida José Longo, onde há um ponto de táxi no início da avenida. Até agora, não sabemos para onde pretendem levar o ponto”, afirmou Moura.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes não informou se os taxistas poderão utilizar as faixas exclusivas para os ônibus e nem como ficará a transferência dos pontos de táxi.
Pelo projeto da prefeitura, apenas ônibus e vans do transporte alternativo é que poderão usar as faixas exclusivas. Os corredores serão implantados nas avenidas José Longo, João Guilhermino, Madre Tereza, São José e Adhemar de Barros. As ruas Paraibuna, Antonio Saes, Francisco Rafael, Siqueira Campos, Luiz Jacinto e a Avenida São João terão faixas preferenciais.
Nas faixas exclusivas, os carros só poderão circular para fazer conversões e ter acesso às garagens. Os carros que circularem nas faixas exclusivas para os ônibus serão multados, de acordo com o projeto original.
A criação dos corredores de ônibus também vai acabar com as vagas de estacionamento nas ruas e avenidas da região central, o que preocupa os comerciantes. Os ônibus terão duas faixas para circular, uma exclusiva e outra preferencial.
Além dos corredores de ônibus, a prefeitura vai construir 9 Estações de Embarque nos locais de grande fluxo de passageiros. As estações vão funcionar como um terminal pequeno. O usuário paga a passagem antes e aguarda na estação para embarcar no ônibus para o seu destino.
O projeto de São José é semelhante ao adotado em Blumenau (SC). “O tempo de embarque, que em média levava 25 minutos, caiu para 21 minutos”, disse o diretor de Transporte Urbano de Blumenau, Sérgio Voltoline.
http://www.ovale.com.br/regiao/taxistas-de-s-o-jose-querem-usar-faixa-exclusiva-de-onibus-1.414354
Fonte:O Vale