Santo André: Taxista Empreendedor foi lançado oficialmente
O programa Taxista Empreendedor, criado pelo Sebrae, foi lançado oficialmente em Santo André nesta terça-feira, dia 26, com a presença do prefeito Carlos Grana e da vice-prefeita e também secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Oswana Fameli. A cerimônia teve início às 9h30 na sede do Sindtaxi (Sindicato dos Taxistas Autônomos de Santo André e Região), no bairro Casa Branca, em Santo André. Grana fez a entrega simbólica de um kit do programa ao taxista Luiz Gonzaga Xavier dos Santos.
Todos os taxistas que foram ao evento receberam – gratuitamente – kit educativo multimídia, composto por manual impresso, cinco CDs e quatro DVDs. Essa capacitação tem o objetivo de treinar o motorista em planejamento, gestão, controle financeiro e atendimento ao cliente.
A gerente do Escritório Regional do Sebrae-ABC, Josephina Irene Cardelli, a Josie, disse que os taxistas que fizerem o curso terão um período de 60 dias para concluir a capacitação. “Depois, nós vamos voltar aqui e conversar com eles para saber o que acharam e planejar uma próxima ação.” Josie destacou que “o curso dá ferramentas para o profissional ter sua atividade muito bem gerenciada. Santo André será referência nacional nesta ação”.
O prefeito de Santo André, Carlos Grana, disse que o táxi é um empreendimento. “A formação desenvolvida pelo Sebrae oferece condições de o taxista reciclar seus conhecimentos e aperfeiçoar sua atividade.” Segundo o prefeito, Santo André tem 420 taxistas e nas sete cidades do Grande ABC há 1.470 motoristas de táxi. Grana falou que “o Sebrae oferece projetos de alto poder de excelência, por isso é importante nossa parceria, que deve ser cada vez mais ampliada”.
O taxista Luiz Gonzaga Xavier dos Santos, que ganhou seu kit das mãos do prefeito, disse que fará o curso, enquanto estiver no ponto, aguardando clientes. “Vou ouvindo, lendo, enquanto espero.” Santos tem 81 anos de idade e é taxista há 60 anos.
O Sebrae-SP criou o programa Taxista Empreendedor, em razão da proximidade de eventos internacionais de porte, como a Copa das Confederações neste ano. No ABC, o programa ainda visa atender as demandas para a Copa do Mundo da Fifa, em 2014, assim como aperfeiçoar os serviços tornando o ABC como referência no serviços de táxi. O taxista é geralmente o primeiro contato do turista com o país que visita.
http://www.sebraesp.com.br/index.php/23-noticias/comercio-e-servicos/8033-programa-taxista-empreendedor-e-lancado-em-santo-andre
Fonte:Sebrae SP