Salvador: Taxistas aprendem a gerir seu próprio negócio
Taxista há 16 anos, Josenilton Santos é um dos participantes do projeto Taxista Empreendedor. A ação visa a melhorar a atuação dos profissionais por meio de ensinamentos a distância, com material multimídia. Depois de buscar um dos pontos de atendimento do Sebrae e receber gratuitamente o kit do projeto – que contém um livro, quatro DVDs, quatro CDs e um guia –, o profissional conta que mudou o modo de ver a sua atividade. “As questões abordadas no material fizeram com que eu criasse um conceito diferenciado. Passei a ver o táxi como um negócio, como uma atividade microempresarial”.
Por não ser presencial, o curso flexibiliza o acesso ao conteúdo, o que traz vantagem para Josenilton. Nas ruas, o taxista já começou a pôr em prática os ensinamentos do kit, aprimorando o serviço prestado desde a maneira de abordar e tratar o cliente até o controle financeiro. “Fiz o melhor julgamento possível do projeto, porque achei o kit fantástico”, explica Josenilton, que recebeu ainda um certificado e um adesivo de Taxista Empreendedor, comprovando a participação na atividade. Ele já está se preparando para os eventos esportivos que serão realizados no Brasil – como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo da FIFA 2014 – e pretende utilizar a qualificação para conquistar novos clientes. “A marca do Sebrae ajuda porque mostra que aquele é um taxista preparado para atender ao cliente. Acho, inclusive, que todos os taxistas deveriam participar”.
A meta inicial é distribuir 300 kits para taxistas de Salvador. O analista do Sebrae na Bahia, Michel Lima, explica que a ação é resultado da parceria entre o programa Sebrae 2014 e o Atendimento Territorial da Unidade Regional Salvador, visando uma mudança no atendimento oferecido pelos taxistas ao público local e, principalmente, aos turistas. “O atendimento é o grande diferencial que um taxista terá para oferecer ao turista e, para isso, ele deve enxergar seu veículo como um negócio. Esse kit facilitará esse processo, porque o taxista trabalhará temas como atendimento, marketing, turismo, relações humanas, controle financeiro e qualidade de vida”.
http://www.agenciasebrae.com.br/noticia/19695423/ultimas-noticias/taxistas-aprendem-a-gerir-seu-proprio-negocio/
Fonte:Agência Sebrae de Notícias