Ricardo Auriemma: Programa “Taxista Nota 10”
A Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo) incentivará os taxistas das frotas associadas a participarem dos cursos do Programa “Taxista Nota 10”, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
O objetivo do programa – dividido em cursos de línguas (Inglês e Espanhol) e gestão de negócios – é aprimorar conhecimentos e aumentar a qualidade dos serviços prestados por cerca de 80 mil taxistas, nas 12 capitais que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Em um primeiro momento, a Adetax estimulará os taxistas de frota a se inscreverem para o curso de Gestão de Negócios. O presidente da Associação, Ricardo Auriemma, fala mais sobre a iniciativa na entrevista a seguir.
Como a Adetax incentivará a adesão dos taxistas de frota ao Programa?
Ricardo Auriemma: Faremos uma intensa divulgação do programa junto às empresas de táxi da cidade que fazem parte da associação. Em cada uma destas empresas o taxista poderá encontrar as informações, entender as vantagens, os benefícios e ver como participar dos cursos. Entendemos que é papel da associação estimular os taxistas a buscarem essa qualificação, que será importante para eles próprios, no futuro.
A prioridade inicial da associação será o curso de Gestão de Negócios. Qual o conteúdo desse curso? Como fazer a inscrição?
Ricardo Auriemma: A inscrição para o curso de gestão é simples e pode ser feita pelos telefones: 0800 728 2891 (Sest/Senat) ou 0800 570 0800 (Sebrae). Após se cadastrar no Sebrae ou no Sest/Senat, o taxista passará a receber, mensalmente, durante 15 meses, um jornal com informações sobre diversos temas, como empreendedorismo, turismo e hospitalidade, gestão financeira, administração do tempo, marketing pessoal e conscientização para a Copa 2014.
E os cursos de línguas, como vão funcionar?
Ricardo Auriemma: Os cursos de Inglês e Espanhol vão ter duração de 120 horas cada um. No término, o taxista passa por uma avaliação e aqueles que alcançarem a nota mínima de seis receberão o certificado. O interessado não poderá fazer os dois idiomas ao mesmo tempo. Mas poderá estudar a língua escolhida e fazer o curso Gestão de Negócios simultaneamente. Para fazer os cursos de línguas estrangeiras é preciso se inscrever pessoalmente nas unidades do Sest/Senat. O taxista ganhará um kit com caderno de estudo – com o texto básico de cada lição, conteúdos gramaticais e glossário; um caderno de exercícios, que traz as atividades de fixação e revisão; e um CD de áudio, com todos os diálogos presentes no caderno de estudos.
Quais as vantagens do Programa para os taxistas de frota? Por que participar?
Ricardo Auriemma: Além de serem gratuitos, os cursos estão formatados para atrair a atenção e o interesse dos taxistas, conforme nossa avaliação. O conteúdo chegará de forma bem simples ao taxista de frota, com a vantagem de cada um poder estudar conforme os seus próprios horários. Portanto, o profissional só tem a ganhar ao buscar essa qualificação, para que possa estar cada vez mais preparado para atender bem seus clientes.
Fonte: Adetax