Pages Menu
Categories Menu
Resende (RJ): Fiscalização de táxis começa no Parque de Exposições

Resende (RJ): Fiscalização de táxis começa no Parque de Exposições

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran) realiza a partir desta terça-feira a vistoria anual na frota de táxis do município. A vistoria acontecerá no Parque de Exposições, localizado no bairro Morada da Colina, e seguirá até quinta-feira. O atendimento será feito em dois horários: das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 15h. Segundo números da superintendência, atualmente a frota de táxi em circulação na cidade é composta de 104 veículos.

A vistoria nestes veículos é feita com base no que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a legislação municipal. Para a vistoria, é necessária a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Nada Consta Criminal, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), atestado de saúde da Medicina do Trabalho, boleto pago da Previdência Social como autônomo e atualização de endereço, se necessário. Não é preciso fazer o agendamento.

Ao todo, a vistoria anual de táxis examina 22 itens do veículo, entre eles o estado de conservação dos pneus, da lataria, do piso e do cano de descarga, além da validade do extintor de incêndio, do funcionamento das portas, janelas, lanternas e dos espelhos retrovisores. Os veículos aprovados recebem o selo de vistoriado da Sumtran, que deve ser fixado no para-brisa dianteiro do táxi.

O titular da pasta de Transporte e Trânsito do município, Alcides de Carli, orienta os usuários dos serviços de táxis para que utilizem somente veículos que contenham os selos de vistoriado do ano 2013 emitido pela Sumtran e pelo Inmetro.

- Estes dois selos são a garantia que o Poder Público oferece ao usuário de que aquele veículo que presta serviço como táxi está circulando em conformidade com a legislação. É uma questão de segurança ao usuário – frisa De Carli.

O superintendente esclarece ainda que veículos estacionados em pontos de táxi que não possuem taxímetro e tenham placa cinza não estão autorizados a transportar passageiros. Essas e outras irregularidades podem ser denunciadas através do Linha Viva, o telefone da Ouvidoria do Município. O número é o 0800-8890808, e a ligação é gratuita.

Fonte: Diário do Vale (2)

http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,78032,Fiscalizacao-de-taxis-comeca-nesta-terca-feira-no-Parque-de-Exposicoes.html