Empresas de táxis empregam mais de 800 em São Paulo
Existem 58 empresas de táxi em São Paulo (SP), que juntas geram postos de trabalho diretos para mais de 800 pessoas na cidade.
Conforme a Adetax (Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo), as empresas de táxi da cidade empregam hoje, diretamente, mais de 800 funcionários internos. São mecânicos, pintores, funileiros, chefes de tráfego, auxiliares de escritório, office-boys, telefonistas, gerentes, manobristas, vigias, porteiros e lavadores de automóveis.
Segundo Ricardo Auriemma, presidente da Adetax, há hoje 58 empresas operando na cidade. Do total de táxis de São Paulo (SP), aproximadamente 10% pertencem às empresas.
Indiretamente, este setor da categoria dos táxis de São Paulo (SP) ainda ajuda a manter postos de trabalho entre os prestadores de serviço relacionados à atividade: vidraceiros, tapeceiros, contadores, advogados, oficinas de taxímetro, gráficas, retíficas de motores, recuperadoras de peças, lojas de autopeças e revendedoras de veículos. “A própria Câmara Municipal já constatou a importância social e econômica do trabalho desenvolvido pelas empresas de táxi”, lembra Auriemma.
Já em relação aos taxistas propriamente ditos, para usar os táxis de empresas não há restrição em função de sexo ou faixa etária, o que também abre oportunidade para pessoas com mais idade, que têm mais dificuldade em se recolocar no mercado. Para os aposentados que decidem virar taxistas, por exemplo, os táxis das empresas podem significar uma alternativa interessante para complementar o rendimento.
Paralelamente, os táxis das empresas são constantemente renovados. Embora o limite exigido pela legislação seja de veículos com até 10 anos de fabricação, os táxis de empresas têm média inferior a 2,5 anos, são revisados, fiscalizados e vistoriados por órgãos da Prefeitura e pelo IPEM, garantindo também a aferição precisa do taxímetro.