Pages Menu
Categories Menu
Detalhes do táxi para cadeirantes serão exibidos em SP

Detalhes do táxi para cadeirantes serão exibidos em SP

Adetax expõe táxi adaptado para o transporte de cadeirantes na Reatech 2013, entre 18 e 21 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes.

A Adetax (Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo) vai expor e detalhar para a imprensa e para os interessados as adaptações e o funcionamento dos “Táxis Acessíveis”, carros específicos para o transporte de cadeirantes. O táxi estará na feira Reatech 2013 (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade), entre os dias 18 e 21 de abril no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Na feira, a Adetax terá participação conjunta com a empresa Cavenaghi, especializada em adaptação veicular para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “No estande da Cavenaghi haverá um Táxi Acessível para ser visto de perto, nos detalhes, em todas as suas características e curiosidades em relação ao um táxi comum”, diz Ricardo Auriemma, presidente da Adetax. “Trata-se de um Fiat Dobló, equipado com uma plataforma que viabiliza a acomodação do passageiro dentro do carro, sem sair de sua cadeira de rodas”.

Além de ver o táxi de perto, os participantes também poderão experimentar o serviço na prática. Isso porque, quem fizer compras nos estandes da Cavenaghi ganhará um cupom no valor de R$ 20,00, para ser utilizado em uma corrida com o táxi acessível. Paralelamente, ainda, em parceria com o blog “Mão na Roda”, a Cavenaghi também sorteará 10 corridas para os interessados em visitar a feira. Serão oferecidas cinco corridas com táxi adaptado no sábado, dia 20, e outras cinco no domingo, dia 21.

Para Auriemma, da Adetax, apesar dos diversos avanços na questão da acessibilidade, ainda há muito a ser feito. “As empresas de táxi vêm fazendo a sua parte, por meio dos investimentos que fizeram para lançar o serviço de Táxi Acessível na cidade de São Paulo, e também para ampliá-lo, agora”.

Sobre o Táxi Acessível

Nos táxis acessíveis, os passageiros podem seguir viagem ou sozinhos, ou com até dois acompanhantes. “O táxi acessível implica em mais conforto e segurança porque, no caso de cadeirantes, torna-se possível o uso do táxi sem que o passageiro precise ser retirado de sua cadeira de rodas”, explica Auriemma. Os veículos adaptados contam com plataforma elétrico-hidráulica, acionada por controle remoto e com sustentação de até 250 quilos, para acomodar o usuário no carro de forma descomplicada.

Ao todo, as empresas de táxi mantêm em circulação na capital paulista 74 táxis acessíveis. “Nestes quatro anos, desde que inauguramos o serviço com apenas 16 carros, tivemos um grande aprendizado”, destaca o presidente da Adetax. Hoje, dos 33.750 táxis da cidade de São Paulo, 3.800 pertencem às 58 empresas de táxi (frotas) do município.

Sobre a Reatech

A 12a Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech) reúne empresas, associações e outras prestadoras de serviços voltados ao atendimento de pessoas com algum tipo de deficiência. Os expositores participantes são de áreas diversas, como transportes, saúde, capacitação profissional, bem-estar e qualidade de vida, entre outras. A programação do evento inclui ainda palestras, seminários e debates em torno de questões ligadas à acessibilidade e inclusão.

Serviço:

Adetax na Reatech 2013
Quando: 18 a 21 de abril (quinta a domingo)
Onde: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo (SP).
Horários: Quinta e sexta, das 13h às 21h, sábado e domingo, das 10h às 19h
A Adetax participa do evento nos estandes da Cavenaghi, com entradas pelas ruas 300 e 400.
Entrada gratuita