Curitiba (PR): novos táxis devem sair ainda neste semestre
O líder do governo na Câmara, Pedro Paulo (PT), confirmou que o prefeito Gustavo Fruet (PDT) deverá regulamentar o decreto 1959/2012, que trata do serviço de táxi em Curitiba, ainda no primeiro semestre deste ano. A afirmação foi feita na sessão plenária desta terça-feira (23), após a cobrança de Bruno Pessuti (PSC) sobre a falta de informações precisas sobre a liberação de novas licenças.
Pessuti é autor de requerimento encaminhado à Urbanização Curitiba (Urbs) solicitando a “liberação urgente de 269 novas autorizações, das 700 previstas, de serviço de táxi. Mas de acordo com o vereador, a resposta ao pedido foi “vaga”, já que o órgão apenas informou “aguardar o trâmites para o início da licitação”.
Na justificativa, Pessuti ponderou que a demanda pelo serviço aumentou após a publicação de portaria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinou maior rigor na fiscalização e tolerância zero no consumo de álcool para motoristas. De acordo com o autor do requerimento, o número de táxis é insuficiente “Considerando que Curitiba possui, atualmente, uma população estimada de 1,7 milhão de habitantes, o número mínimo de autorizações de serviço de Táxi seria de 2.521. Hoje, a capital possui 2.252 táxis.
Quantidade insuficiente para suprir a demanda, além de estar abaixo do previso na norma que regulamenta o serviço. O cidadão reclama da demora superior a 40 minutos na espera do serviço”. Pedro Paulo, no entanto, informou que a prefeitura deverá iniciar o processo de liberação de novas licenças ainda neste semestre. “Será instaurado processo para regulamentar a lei. É de interesse da cidade que isso seja feito de forma correta e transparente”, comprometeu-se.
http://www.tecnodataeducacional.com.br/mostraplugin2.asp?id=410046
Fonte:Tecnodata Educacional