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Curitiba (PR): campanha social em táxis

Curitiba (PR): campanha social em táxis

Quem embarca nos táxis da cidade de Curitiba está recebendo informações sobre como denunciar casos de violência contra a mulher, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A frota curitibana é composta de 2.256 automóveis, que circulam por toda a extensão da cidade com tabelas de preços afixadas no vidro lateral dos veículos que contêm também os números dos serviços de atendimento responsáveis para acolher essas denúncias: o telefone 156 da Prefeitura de Curitiba, a central de denúncias Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos do governo federal e o serviço do Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Nesta quarta-feira (19), dirigentes da Associação das Centrais de Rádio Táxi de Curitiba apresentaram à secretária da Mulher, Roseli Isidoro, e à presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, as peças criadas pelas seis centrais para divulgar a campanha. Eles também fizeram um balanço dessa parceria, que conta com peças como adesivos perfurados, cartões de visita, talonário de recibo específico, capa de encosto de banco, folders e panfletos.

“A campanha é bem aceita tanto pelos taxistas quanto pelos passageiros. Estava na hora de fazer alguma coisa nesse sentido para proteger as crianças e as mulheres”, disse o presidente da associação, Carlos Felber. “Uma passageira contou que depois de saber da existência do telefone 180 pela propaganda no táxi, ligou para denunciar a violência sofrida pela vizinha. Ela disse que não aguentava mais ouvir as brigas, os gritos e saber do sofrimento da mulher que reside no apartamento ao lado do seu e resolveu tomar a atitude de denunciar”, acrescentou Felber.

Os taxistas relatam, ainda, que perceberam uma diferença no tratamento dos passageiros com eles após a circulação da campanha. “Nos primeiros dias, as associações receberam inúmeras chamadas de taxistas que solicitavam informações para poderem repassar aos passageiros sobre a campanha. Eles relatam a boa acolhida e não foram poucas as pessoas que parabenizaram pelo trabalho”, disse Julcimar Zambron, presidente da Rádio Táxi Sereia, que confeccionou 15 mil cartões de visita e 500 blocos de recibos para os 240 carros em circulação.

Para o presidente da Rádio Táxi Faixa Vermelha, Evandro Murilo Schroeder, a campanha deu oportunidade de mostrar o lado social da categoria. “As pessoas recorrem aos serviços de táxi para as mais diversas situações, seja para emergencialmente pegar um filho na escola ou buscar um remédio na farmácia. A gente sempre prepara para esse atendimento e para o cuidado com o transporte de idosos, crianças, pessoa com deficiência ou sob cuidados médicos. Mas tudo isso passa despercebido”, comentou. A central imprimiu 40 mil cartões de visita e mil talões de recibos.

A secretária da Mulher agradeceu aos taxistas pela adesão e disse que a parceria com eles qualificou a campanha da Prefeitura de Curitiba. Roseli Isidoro informou que a notícia chegou até Brasília e a própria secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres, Aparecida Gonçalves, telefonou para parabenizar pela ação desenvolvida. “Se pudermos salvar uma criança do abuso, já valeu a pena”, disse Marcia Oleskovicz Fruet.

Ela destacou o fato de que a parceria com as centrais de táxi não só garante capilaridade, mas agrega credibilidade e segurança. “Os taxistas são o termômetro da cidade, formadores de opinião e, muitas vezes, o primeiro contato do turista, do visitante com a cidade”, concluiu.

As associações que integram a campanha de conscientização e denúncia de violências contra crianças e adolescentes são: Sereia, Lig Táxi, Faixa Vermelha, Teletáxi, Rádio Táxi Curitiba e Rádio Táxi Capital.

http://www.bemparana.com.br/noticia/261926/campanha-em-taxis-alerta-para-o-combate-a-violencia-contra-mulheres-e-criancas
Fonte:Bem Paraná