Onde Trabalhar
Após concluir o curso de formação de condutores, em escolas credenciadas pela Prefeitura e obter seu Condutax, o recém formado Taxista tem três opções:
1. Comprar seu próprio Taxi
Como em qualquer lugar do mundo, o mercado de taxis é restrito e a emissão de alvarás ( licença do veículo ) é controlada pelo Órgão Público. No Brasil, este controle cabe ao Município. Portanto, para ter seu próprio Táxi, além de comprar um veículo nos padrões exigidos pelo Município, o interessado deve obter um alvará, que é comercializado por terceiros ou pelo proprietário de um alvará ( licença ). Após comprar o alvará e o veículo, o interessado deve colocar o taxímetro e pagar as taxas Municipais. Recomenda-se que o interessado também faça um seguro do veículo e poupe para a manutenção e troca do veículo.
2. Trabalhar como Taxista Co – proprietário / Auxiliar
A Lei 13.115, de 6 de abril de 2001, regulamentada pelo Decreto 40.774, de 20 de junho do mesmo ano, criou a figura do “autônomo complementar”. É uma combinação contratual privada entre dois motoristas autônomos. Um deles é o titular do alvará e o segundo motorista pode ser um co-proprietário ou um motorista auxiliar com autorização do DTP para dividir o carro com o titular. A diferença entre eles é que o primeiro tem participação na propriedade do veículo e é segundo titular do alvará; e o segundo apenas tem autorização para dirigir e, portanto, explorar o carro licenciado. A relação entre os motoristas envolve o pagamento de uma taxa diária ao permissionário. Questões como seguro do veículo, manutenção, troca do veículo, bem como taxas Municipais são combinadas entre as partes.
3. Trabalhar com Táxis das empresas
Desde 1969 – na cidade de São Paulo, a exemplo das maiores cidades do mundo, existem as Empresas de Táxis, que oferecem vagas para taxistas que não querem e/ou não podem investir na compra de um táxi. Em São Paulo, existem 58 frotas, que em conjunto oferecem cerca de 4.030 vagas ou cerca de 12,5 % do total. Em recente pesquisa, realizada em escolas de formação de condutores, trabalhar com táxis de empresas foi a opção preferida para 44 % dos entrevistados. Esse número tende a ser ainda maior quando o aluno se forma e começa a pesquisar a compra de um táxi próprio. As empresas de táxis servem também de experiência para o taxista antes dele comprar seu próprio táxi, se esta for sua opção. Ao invés de disponibilizar todo seu capital na compra do veículo e alvará, ele pode deixar seu dinheiro aplicado e trabalhar com o carro de uma empresa. Se gostar da nova profissão escolhida, já terá adquirido experiência necessária e a certeza de um bom investimento. Muitos dos atuais taxistas particulares já trabalharam com táxis das empresas da cidade.
As empresas de táxis do município de São Paulo têm orgulho de estarem presentes na vida destes taxistas.
» Veja mais detalhes sobre os benefícios de uma frota clicando aqui.
» Veja aqui a relação das frotas de taxi.