Pages Menu
Categories Menu
Campos (RJ) : cresce número de mulheres taxistas

Campos (RJ) : cresce número de mulheres taxistas

O que no passado era um fato raro nas ruas de Campos e até mesmo das grandes cidades do país, a cada ano vem se tornando uma rotina, com as mulheres assumindo cada vez mais o volante dos táxis que circulam pelas ruas da cidade.

No Dia Internacional da Mulher elas comemoram o crescimento também nesta atividade, já que passa de dez o número de taxistas mulheres nos mais diversos pontos espalhados pela cidade, todas com uma boa aceitação entre os usuários.

Este é o caso de Maryá Nunes Barroso, que nos últimos dez anos, tem exercido a profissão em que foi uma das pioneiras. Neste período, ela passou por muitas dificuldades, principalmente em termos de preconceito, já que a função era dominada pelos homens, que ainda hoje formam a maioria nos pontos de Campos.

“No início era grande o preconceito, creio eu que foi porque fui uma das primeiras a dirigir táxi. Esse preconceito era maior por parte dos próprios companheiros, que temiam perder passageiros para as mulheres. Com relação aos usuários do transporte, a aceitação sempre foi boa”, afirmou Maryá, que trabalha cerca de 12 horas diárias no Ponto 34, que fica localizado na descida da Ponte Saturnino de Brito, em Guarus.

Para ela, viver o dia a dia do trânsito de Campos é mais que um trabalho, já que existe a satisfação do contato diário com as pessoas que utilizam o serviço, que é prazeroso. “Sempre evitei o trabalho no período noturno por ser mais perigoso, já que a gente fica mais exposto”, explica.

Para o diretor de transportes da Empresa Municipal de Transporte (Emut), Sidnei Santana, as mulheres vem dando uma grande contribuição para melhorar ainda mais o atendimento dos taxistas à população de Campos. “Elas oferecem um bom serviço, pois durante todo este período que estou na Emut, nunca recebi qualquer reclamação em relação ao trabalho delas.

O crescimento do número de mulheres é uma tendência que cresce a cada dia”, confirmou.
Maryá elogiou, ainda, o trabalho que a Emut vem fazendo para melhorar o sistema de transporte e segundo ela, a padronização dos táxis foi um avanço e agradou a todos, sejam taxistas ou passageiros.

No Dia Internacional da Mulher, ela convoca novas companheiras a ingressar na função. “Que outras mulheres invistam no setor, pois a cidade está crescendo. Mas é importante que todas assumam uma posição ao volante, sem perder a feminilidade e sem deixar a vaidade de lado, pois estes são pontos importantes que precisam ser mantidos”, finalizou.

http://www.odiariorj.com/cresce-numero-de-mulheres-taxistas-em-campos/
Fonte:Jornal O Diário