Brasília (DF): Após reajuste, tarifa de táxi aumenta
Andar de táxi em Brasília vai ficar mais caro. O governador Agnelo Queiroz assina, nesta manhã, o decreto autorizando o reajuste de 23,52% em todos os itens que compõem a tarifa. A categoria reivindicava 24%, conforme antecipou o Correio. Agora, em vez de pagar R$ 35, em média, do aeroporto para o Setor Hoteleiro Sul, o usuário terá de desembolsar cerca de R$ 43 para percorrer o mesmo trajeto. O aumento passa a vigorar a partir da publicação do decreto no Diário Oficial do Distrito Federal, mas os taxistas têm até 30 dias para elaborar a tabela e aferir o taxímetro com os novos valores.
O Correio teve acesso, com exclusividade, ao estudo que amparou a decisão de Agnelo. No levantamento de 42 páginas, os técnicos da Secretaria de Transportes chegaram à conclusão de que o deficit chega a 29% em relação à tabela em vigor. No entanto, eles recomendaram a aplicação de índice inferior para que o valor do serviço no Distrito Federal não fique entre os mais caros do país.
Para se chegar ao índice, foram levados em consideração o preço do combustível, de lubrificantes, filtros de ar e óleo, pneus, serviços de alinhamento, balanceamento, lavagem do veículo, o valor dos carros com desconto, o licenciamento, o seguro obrigatório, o salário da categoria, entre outros fatores.
De acordo com o governo, a bandeirada não era reajustada desde 2002. Já o quilômetro rodado nas bandeiras 1 e 2 e a hora parada tiveram aumento, pela última vez, em 2009. No estudo, os técnicos ressaltaram que os taxistas estão sendo beneficiados pelos corredores exclusivos, que têm reduzido significativamente o tempo parado em engarrafamentos.
Os técnicos constataram “algumas distorções na metodologia anteriormente adotada, o que poderia estar onerando o resultado final do custo do quilômetro. Verificou-se que não era utilizada a idade média da frota. O valor adotado do veículo não considerava o desconto especial para taxista”.
http://www.linearclipping.com.br/cdl/detalhe_noticia.asp?cd_sistema=346&codnot=5734639
Fonte:CDL Distrito Federal