Americana (SP): Vereadores votam aumento de vagas para taxistas
A Câmara de Americana deve votar hoje (06/06) o projeto de Lei do vereador Luiz Antonio Crivelari, o Capitão Crivelari (PSD), que altera o quociente usado para medir a proporção táxi/habitante na cidade. A proposta é mudar a redação do artigo 14, da Lei Municipal nº 4.019/04, onde dos atuais dois mil habitantes a cada táxi, passaria a vigorar a soma de um veículo por 1,8 mil moradores – número que hoje criaria cerca de 15 novas vagas (com base em cálculos cruzando dados do Censo de 2010), além dos 102 taxistas que hoje atuam na cidade, de acordo com a Secretaria de Transportes e Sistemas Viários de Americana.
A propositura será levada à apreciação do legislativo depois de uma ampla discussão entre o parlamentar autor da proposta e representantes da categoria. Depois de duas reuniões com profissionais do ramo, Crivelari chegou a promover uma votação, há cerca de 20 dias, para medir a adesão dos taxistas à ideia de ampliar o número de vagas, onde cerca de 72% dos profissionais presentes (38 dentre 53) optaram pela manutenção do trâmite da proposta. “Quando trouxemos o assunto à tona, percebemos que haviam opiniões muito polarizadas sobre o tema.
A solução foi ouvir argumentos de ambos os lados e promover uma votação para que os próprios taxistas decidissem pelo futuro do projeto”, disse Crivelari.
Inicialmente, o projeto constava na pauta da sessão legislativa da semana passada, mas sofreu adiamento, a pedido do próprio Crivelari, para que os demais vereadores dispusessem de um tempo maior para estudar a matéria.
O parlamentar afirma estar otimista pela aprovação da proposta. “Nossa região teve um amplo crescimento nos últimos anos e pensamos que o número de taxistas que hoje abastece a cidade está defasado. “Creio que essa será a leitura dos demais colegas na hora de votarem o tema”, opinou.
Para justificar sua avaliação, Crivelari cita um levantamento feito pela assessoria jurídica da Casa sobre a proporção táxi/habitantes em municípios da região. Segundo o estudo, a legislação vigente na cidade de Campinas observa um veículo a cada 700 habitantes. Já em Paulínia, Piracicaba e Limeira, a lógica confere um táxi a cada mil moradores.
Fonte: Walter Bartles
www.walterbartels.com/noticia/47869/politica-5-6-2013-vereadores-votam-amanha-aumento-de-vagas-para-taxistas