12 RAZÕES PARA PROIBIR A UBER
1ª. A Uber se apresenta como uma plataforma para contato entre o cliente e o prestador de serviço. Não há qualquer novidade se considerarmos que existem vários aplicativos com competência para o mesmo serviço e que utilizam os táxis legais, comuns e de luxo, que já estão circulando nas ruas. A legislação sobre transporte do Brasil é adequada à modernidade desses aplicativos. E, acima de tudo, é essa legislação que promove a segurança dos usuários, que podem recorrer, ao órgão publico que o regulamenta, caso tenham algum problema. Por que a Uber também não utiliza esse parque já instalado, da mesma forma que os demais aplicativos?
2ª. Pagar o taxi com cartão de credito ou débito já acontece em todas as capitais do País e na grande maioria dos táxis. Antes mesmo do surgimento dos aplicativos, alguns taxistas usavam máquinas simples para passar o cartão. Com os aplicativos, muito antes de a Uber chegar ao Brasil, os táxis legalizados já haviam adotado esse sistema de pagamento, sem que o usuário precise estar com o cartão em mãos.
3ª. Para qualquer tipo de táxi é possível fazer uma estimativa prévia do valor da corrida. Não é prerrogativa de aplicativos, pois só é possível uma estimativa de valor, que não considera algumas variáveis, por exemplo, trânsito. Passageiro pode obter essa estimativa, sobre tarifas de táxis legalizado, em alguns portais, entre eles o http://www.tarifadetaxi.com/.
4ª. Não é qualquer lugar que tem Uber disponível. Os táxis legalizados estão e podem ser chamados de qualquer lugar, onde existam ou não outras opções de transporte, por telefone ou aplicativos. Seja qual for a modalidade dessas chamadas, sempre atendem de forma imparcial a todas as classes sociais, sem qualquer restrição a raça, credo, cor ou opção sexual. Entre os táxis de São Paulo, que são considerados como uma das frotas mais modernas do mundo, já existe mais de 90 táxis especiais para usuários com algum tipo de deficiência. Os “táxis acessíveis” também estão sendo implantados em outras cidades brasileiras, propiciando um elevado grau de mobilidade para todos os deficientes que o utilizam.
5ª. A Uber se intitula tão e somente como uma empresa de tecnologia e demonstra sua ineficiência sobre o uso racional das vias e dos transportes de utilidade pública. Táxis legalizados podem ser chamados de qualquer forma: telefone, aplicativos, em pontos, na rua. Considere que um táxi legal leva um passageiro e na sua “volta”, como já está no caminho, pode transportar outro passageiro que solicite, simplesmente com um aceno de mão. Menos carros saindo de um determinado ponto somente em busca de um passageiro!
6ª. O compartilhamento de licenças, desde que acompanhado pelo poder publico, é inteligente e promove o equilíbrio sobre a oferta e demanda de licenças. No próprio site da Uber, o usuário pode cadastrar vários motoristas e vários carros. Pode também compartilhar e até mesmo promover-se como intermediária, agenciando veículos para motoristas que não teriam condição de comprar seu veiculo. No nosso País temos regras a ser cumpridas, para que não haja caos em determinados setores. A Uber promove a pirataria no setor de transporte e impera com a ilegalidade e com a clandestinidade.
7ª. Para o serviço de táxi são muitas obrigações, que não ficam restritas às boas maneiras. Argumentar que os motoristas da Uber se diferenciam por abrir e fechar portas, manter carros limpos, não incomodarem com som alto, entre outros pequenos detalhes, não são suficientes para qualifica-los como bons motoristas e, principalmente, dar segurança aos passageiros. E, acrescentando, qualquer aplicativo solicita e permite que o passageiro dê uma nota ao motorista, ao carro e ao atendimento.
Em São Paulo, todos os taxistas são obrigados a efetuar um curso de formação de condutores e apresentar, além do atestado de antecedentes criminais, outros documentos que comprovem a sua capacidade para a profissão. Muitos não conseguem o Condutax, cadastro pessoal e intransferível que habilita o cidadão a exercer esta atividade, por não preencherem os requisitos obrigatórios.
8ª. Quanto a segurança dos passageiros, uma vez que o usuário está no veiculo, é atendido e levado a um determinado local, sendo motorista de táxi ou da Uber, pode ter uma conduta equivocada. Mas no sistema de táxi, o usuário pode recorrer às frotas, aos aplicativos e aos órgãos de fiscalização, para que o motorista possa ser advertido, repreendido ou até perca o Condutax.
Já no caso da Uber, estão fora de qualquer controle legal. Uma empresa que não aceita as leis onde se instalam, no mundo todo, por que haveria de controlar aspectos legais dos seus motoristas? Mesmo que a Uber argumente que descredencia o motorista que não age corretamente ou que não tenha a pontuação adequada, ele pode continuar a atender de forma clandestina e aplicar golpes, como já fazia quando tinha o respaldo do aplicativo da Uber.
9ª. Quem tem filhos ou pais idosos pode recorrer ao táxi legalizado, quando não puder levá-los e buscá-los pessoalmente. Além disso, o modal de táxi tem varias categorias que podem atender a todos os tipos de situações. Desde crianças até cadeirantes, que nem precisam sair de usas cadeiras para entrar no táxi.
10ª. Todas as modalidades da Uber poderiam e deveriam usar os veículos ativos e atuais do mercado de táxi luxo, em todas as capitais do Brasil. Utilizando um sistema que atende às leis, e que presta serviços a todos os grupos e classes sociais do País, a Uber atuaria de forma legal e correta, além de promover a segurança e a confiabilidade dos usuários de táxi.
Assim como o Uber Black, os táxis luxo legalizados de São Paulo também aparentam ser um serviço de motorista particular, com todas as características valorizadas pela classe média e alta, estimulando a deixarem os carros na garagem, principalmente quando saem à noite.
11ª. Grande parte da população já recorre aos aplicativos associados aos táxis legalizados para sair à noite e assim poder beber e voltar em segurança. O serviço de táxi legalizado (luxo ou comum) é o maior aliado ao programa da lei seca do País. Inúmeras pesquisas comprovaram o quanto o táxi foi útil e importante para a implantação e o crescimento do programa da lei seca no País. Transportam passageiros que desejam sair à noite, sem se preocupar com sua segurança. E, para isso, não houve necessidade de adicionar mais veículos à rua.
12ª. Você! Por mais que digam que essa é a modernidade, que é preciso se adequar às novas tecnologias, ainda assim as leis são necessárias e regem a convivência na sociedade. Por você, pelos seus, faça valer esse direito: que as leis nesse país sejam respeitadas e que você possa estar seguro.