Pages Menu
Categories Menu
Belo Horizonte (MG): Prefeitura entrega permissão a taxistas

Belo Horizonte (MG): Prefeitura entrega permissão a taxistas

Em cerimônia no auditório da Prefeitura de Belo Horizonte, foram entregues ontem os novos termos de permissão para 605 taxistas que já trabalham na cidade, porém na condição de motoristas auxiliares. Eles comemoraram com palmas e assobios o fim de um processo pelo qual lutaram durante anos.

O prefeito Marcio Lacerda, ao discursar para a classe, admitiu que o número poderá não ser suficiente e disse que continuará monitorando a eficácia do sistema. Belo Horizonte, segundo o prefeito, tem uma média de um táxi para cada grupo de 369 habitantes, a mesma de inúmeras outras grandes cidades do país. Com as novas permissões, a Capital passará de uma frota de uma frota de 5.991 táxis em circulação para 6.596.

Das 605 novas licenças, 60 são para pessoas jurídicas e 545 para táxis convencionais. Dentro deste último grupo, 55 permissões vão para motoristas portadores de deficiência.

Os táxis acessíveis prestarão atendimento exclusivo aos passageiros com mobilidade reduzida, no horário de 7 às 19 horas. Atualmente há apenas um veículo na cidade com adaptações para este público, que chega a cerca de 165 mil usuários na cidade.

Outra novidade imposta pela BHTrans é a obrigatoriedade de que os táxis rodem pelo menos 12 horas por dia. Para se certificar de que a jornada está sendo cumprida será feito um controle biométrico através do taxímetro. O mesmo tempo de trabalho passará a ser exigido dos táxis mais antigos, mas o monitoramento deles será feito pelo taxímetro multifuncional, a partir de um sistema em desenvolvimento pela BHTrans. A licitação exige também que os veículos circulem durante 26 dias úteis e pelo menos um domingo ou feriado por mês. Em janeiro e fevereiro, a jornada mensal cai para 15 dias úteis.

O presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, explicou que o aumento das permissões visa equilibrar a oferta do serviço com a demanda. “Mas não é só isso. Com a exigência de maior número de horas do carro empenhado no serviço, também estamos garantindo maior oferta de corridas, para atender a um público que está crescendo”, afirmou. Trabalham em Belo Horizonte, atualmente, 11.426 taxistas, sendo 5.991 permissionários e 5.435 auxiliares.

http://www.diariodocomercio.com.br/index.php?id=70&conteudoId=133346&edicaoId=1440
Fonte:Diário do Comércio MG