Pages Menu
Categories Menu
Alagoas: Defesa Social assina termo para monitoramento de taxistas

Alagoas: Defesa Social assina termo para monitoramento de taxistas

A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) e o Sindicato dos Taxistas de Alagoas assinam, nesta quinta-feira (31), o Termo de Cooperação Técnica para a implantação do sistema de GPS nos táxis e monitoramento dos veículos. Os chips colocados nos automóveis enviarão informações precisas ao Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) e tem como objetivo a segurança do motorista e dos passageiros.

Todos os taxistas que aderirem ao sistema terão seus dados guardados no Ciods. “A parceria da Segurança Pública com os taxistas já mostrou resultado com a implantação de rádios com comunicação direta com a Polícia Militar. Os taxistas são profissionais sujeitos a altos riscos e queremos melhorar a segurança e a comunicação deles com a polícia”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Dário Cesar.

O plano de segurança para taxistas foi elaborado pela própria categoria e prevê a implantação de rádio-escutas nos táxis, além da instalação do sistema de monitoramento ligado à polícia para casos de insegurança, como assaltos e sequestros relâmpagos. O projeto Táxi Legal foi aprovado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Para o presidente do sindicato dos taxistas de Alagoas, Ubiraci Correia, a comunicação com os órgãos de segurança inibe ações criminosas. “Vamos começar a chamar os taxistas para que coloquem o chip em seus veículos. Esse novo sistema abrange o segmento de rádio-táxi, que engloba 18 empresas, e o segmento de GPS, dando oportunidade de adesão para quem ainda não tem rádio”, esclareceu.

Ubiraci Correia destacou ainda que o taxista não precisa ser cadastrado no sindicato para aderir ao sistema de segurança.

http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/defesa-social-assina-nesta-quinta-feira-termo-para-monitoramento-de-taxistas
Fonte:Agência Alagoas