Maceió: Táxis serão monitorados por chips
A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) e o Sindicato dos Taxistas de Alagoas assinam, na próxima quinta-feira (30), o Termo de Cooperação Técnica para a implantação de chips nos táxis e monitoramentos dos veículos. O sistema foi apresentado nesta sexta (25), em reunião com o secretário Dário Cesar, o presidente do sindicato, Ubiraci Correia, e o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Alagoas, Rubens Pimenta.
O objetivo do encontro foi mostrar aos representantes das empresas de ônibus de Alagoas o sistema que será implantado nos táxis de Maceió.
Os chips serão colocados nos veículos e enviarão informações precisas ao Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods). O monitoramento tem como objetivo a segurança do motorista e dos passageiros.
Segundo Dário César, o sistema de monitoramento dos taxistas já é algo real e é preciso que os ônibus também contem com o modelo de segurança. “A parceria da Segurança Pública com os taxistas já se mostrou eficiente desde a implantação de rádios com comunicação direta com a Polícia Militar. Os taxistas são profissionais sujeitos a altos riscos e queremos melhorar a segurança e a comunicação deles com a polícia”, frisou.
A ideia é que as empresas de ônibus analisem o projeto e façam adequações para o perfil do coletivo. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Alagoas, as empresas já aderiram à ideia sugerida pela Polícia Militar de adotar o pagamento por cartão, mais uma ação para trazer mais segurança a passageiros, cobradores e motoristas. Eles irão analisar o projeto de videomonitoramento que será implantado pelos taxistas.
“Conhecemos o sistema e gostamos muito. Vamos analisar a aplicabilidade nos ônibus. Para dar mais segurança ao trabalhador e aos usuários do transportes públicos, já temos identificação biométrica e filmadoras no interior dos veículos”, frisou Ruvens Pimenta. Segundo ele, o sindicato vai escolher uma linha de ônibus para testar o sistema.
Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas, Ubiraci Correia, a comunicação com os órgãos de segurança inibe ações criminosas. “Vamos começar a chamar os taxistas para que coloquem o chip em seus veículos. Esse novo sistema abrange o segmento de rádio-táxi, que engloba 18 empresas, e o segmento de GPS, dando oportunidade de adesão para quem ainda não tem rádio”, esclareceu.
Atualmente, circulam em Maceió cerca de três mil táxis e, segundo Ubiraci, o taxista não precisa ser cadastrado no sindicato para aderir ao sistema de segurança. Todos os taxistas que aderirem ao monitoramento terá seus dados guardados no Ciods.
Para mais informações, os interessados devem ligar para o Sindicato dos Taxistas de Alagoas, no número 3326-1538.
http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=332648&e=13
Fonte:Gazetaweb