São José dos Campos: taxistas reprovam cor vermelha nos pontos
A cor vermelha — um dos principais símbolos do Partido dos Trabalhadores (PT) — está mais evidente nas ruas de São José dos Campos (SP) que agora é administrada pelo petista Carlinhos Almeida, de 49 anos, após 16 anos de gestão do PSDB.
Uma das mudanças que chamam a atenção dos moradores é a nova cor dos pontos de táxi, que aos poucos estão deixando de ser da cor verde. A Secretaria de Transportes informou que a mudança da cor é antiga, começou em 2010 ainda no governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB).
O presidente do sindicato dos Taxistas, Carlos Avelar de Moura, confirma a informação, mas disse que menos de cinco pontos foram pintados nos últimos anos. “Agora, a pintura está maior e atinge mais locais”, disse ao G1.
De acordo com a prefeitura, o objetivo é trocar os abrigos de madeira por pontos de metal. A prefeitura informou ainda que as trocas são uma solicitação dos próprios taxistas e seguem o padrão estabelecido em contrato com a empresa responsável pela implantação, assinado ainda na gestão tucana. Segundo a pasta, não houve nenhuma alteração feita pelo atual governo municipal.
Mesmo antiga, a medida foi reprovada pelos taxistas que consideraram a cor muito ‘chamativa’ e acreditam que o tom de cor azul combina mais com a cidade.
“Cada administração que entra quer mostrar serviço e nisso o dinheiro público vai para o lixo. Acho que vermelho não tem nada a ver com o serviço de táxi e o investimento poderia ser mais útil, como por exemplo, colocar um mapa da cidade nos pontos”, afirmou ao G1 o taxista Nilson Gonçalves de Jesus Filho, de 43 anos. Ele trabalha no ponto da avenida Barão do Rio Branco, no Jardim Esplanada, que foi pintado na última sexta-feira (18).
João Francisco Balieiro, de 56 anos, um dos diretores do Sindicato dos Taxistas, disse que o ideal seria ter pintado os pontos de azul “que é a cor da cidade”. Segundo ele, a pintura tinha como objetivo deiferenciar os pontos de táxi dos pontos de ônibus.
A Prefeitura de São José dos Campos informou que até fevereiro de 2013 serão implantados 13 novos pontos.