Pages Menu
Categories Menu
Gasolina poderá subir 7% na próxima semana

Gasolina poderá subir 7% na próxima semana

A gasolina vai ficar mais cara nos postos pela primeira vez em quase 10 anos. O governo federal deve reajustar em 7% o preço do combustível. O óleo diesel também vai subir, mas em nível um pouco menor – entre 4% e 5%. A expectativa é a de que o anúncio seja feito na próxima semana.

Para amenizar o impacto desse aumento e evitar uma piora nos índices de inflação, a equipe econômica estuda algumas medidas que poderão ser adotadas nos próximos meses. Uma delas é o aumento da mistura de álcool anidro na gasolina. O governo deve anunciar a elevação do teto da mistura, de 20% para 25%, com o reajuste. Mas a elevação só deve ser efetivada quando a colheita de cana-de-açúcar estiver no auge, o que deve ocorrer no fim do primeiro semestre.

A decisão de conceder o reajuste na gasolina e no óleo diesel já está tomada no Ministério da Fazenda e recebeu o aval do Palácio do Planalto. Mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também é o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, só vai bater o martelo sobre o aumento e a fórmula que será adotada para amenizar esse repasse ao consumidor quando voltar das férias, na semana que vem.

Outra decisão que Mantega terá de tomar é quanto à eventual redução da alíquota de tributos que incidem sobre a cadeia produtiva, como o PIS/Cofins. Essa diminuição também contribuiria para aliviar o impacto do reajuste.

Fonte:Zero Hora – Impresso
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=18&source=a4011231.xml&template=3898.dwt&edition=21192&section=1008