Táxis híbridos já estão nas ruas de São Paulo
Os 20 primeiros táxis híbridos da cidade de São Paulo, que começaram a atender a população paulistana desde a última terça-feira, dia 11 de dezembro, foram incorporados em frotas de 10 empresas de táxis associadas à Adetax (Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo). As empresas colocaram nas ruas 20 veículos modelo Toyota Prius, que pertencem ao primeiro lote de carros híbridos (movidos com gasolina e eletricidade) emplacados no Brasil.
As empresas de táxis, representadas pela Adetax, são, portanto, as parceiras da Prefeitura de São Paulo no projeto “Táxi Híbrido”, a partir do investimento de R$ 2,4 milhões feito para a compra dos 20 Toyota Prius (R$ 120 mil por unidade). Até o final de maio de 2013, as empresas associadas da Adetax investirão em outros 96 novos táxis híbridos, completando 116 veículos do gênero a serem postos em circulação na cidade.
Os 20 taxistas que já estão conduzindo os táxis híbridos participaram de treinamento fornecido pela Toytota, aprendendo sobre o conceito do carro. Todos puderam ver, na prática, que se trata de uma tecnologia moderna e ao mesmo tempo simples, sendo que a condução do veículo não traz nenhuma dificuldade por se tratar de um veículo híbrido.
As corridas feitas nos táxis híbridos são tarifadas da mesma forma que as realizadas nos táxis comuns: bandeirada inicial de R$ 4,50, mais o valor apurado no taxímetro (R$ 2,50 por km/rodado).
Ricardo Auriemma, presidente da Adetax, diz que as empresas do setor foram pioneiras no uso de combustíveis como álcool, GNV e também com os táxis movidos exclusivamente à eletricidade (táxis elétricos). “Agora, as empresas de táxi voltam a sair na frente com o lançamento dos táxis híbridos, que agregam ainda mais qualidade a toda a categoria de táxis de São Paulo. Uma vez efetivado, o projeto dos híbridos traz ganhos para os envolvidos em todo o processo, principalmente a população paulistana”.
Como funciona
Os táxis híbridos combinam dois motores, um elétrico e outro à combustão, que trabalham simultaneamente para reduzir o consumo de combustível e emitem até 40% menos poluentes.
Em linhas gerais, o motor elétrico trabalha sozinho até o veículo atingir a velocidade de 50 km/h, o que o torna ideal para tráfegos carregados já que não emite nenhum poluente. A partir dessa velocidade, o próprio carro entende que é necessária mais força para movimentá-lo e, então, o motor à combustão de álcool/gasolina é acionado automaticamente.
A bateria do motor elétrico não é carregada na tomada, o que não demanda nenhum investimento em infraestrutura. Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular. Este sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagens são mais frequentes.
Com um tanque de combustível com capacidade para 45 litros, os veículos híbridos chegam a fazer 25,5 km/l e têm autonomia de até 1.150 quilômetros. Os carros consomem até 50% menos combustível, dependendo do modo de condução, se comparado a um veículo modelo 1.0.