Pages Menu
Categories Menu
Londres: Geely volta a fabricar os tradicionais táxis pretos

Londres: Geely volta a fabricar os tradicionais táxis pretos

A Geely, companhia chinesa de capital fechado, retomou ontem a produção plena dos “London black cabs” – os táxis pretos que circulam em Londres – sete meses após ela ter assumido o controle majoritário da Manganese Bronze, fabricante das Midlands, região central do Reino Unido.

Em cerimônia na fábrica de Coventry, Vince Cable, secretário de Comércio do Reino Unido, disse: “Após um período de preocupação e incerteza para o quadro de funcionários, o investimento do Geely Group garantiu o futuro desta icônica companhia dos táxis pretos, protegendo empregos altamente capacitados nas Midlands e garantindo que os London cabs continuarão sendo fabricados no Reino Unido”. Em fevereiro, a Geely pagou 11 milhões de libras pelos 80% da Manganese Bronze que ainda não possuía. Esta companhia é a controladora da London Taxi Company, que fabrica os famosos táxis pretos há 60 anos.

A companhia chinesa, que também controla a divisão de carros da marca Volvo, diz que pretende investir mais 150 milhões de libras para colocar em produção o novo modelo de táxi TX5, e mudar para uma fábrica nova e maior no Reino Unido, sendo que para isso três locais já estão sendo avaliados.

Daniel Li, presidente do conselho de administração da London Taxi Company e diretor financeiro do Geely, disse: “Vamos manter nosso plano e entregar o que prometemos”. Perguntado se a Geely poderá usar a base de produção no Reino Unido para transferir a produção de alguns modelos da Geely fabricados na China, ele respondeu: “Não posso prometer, mas estamos abertos à ideia. Quando a Geely tiver produto adequado ao mercado europeu, fará sentido ter operações no Reino Unido”.

A empresa foi posta sob administração judicial em outubro de 2012, após problemas com um componente da caixa de direção, e demitiu 156 trabalhadores, cerca de 60% de seu staff. Os chineses já aumentaram o quadro de funcionários para 168, incluindo 15 pessoas demitidas no ano passado.

“Notificamos todas as pessoas que haviam sido demitidas sobre as novas oportunidades de trabalho. Felizmente, nesse meio tempo muitas delas conseguiram emprego na Jaguar Land Rover”, disse Nyasha Pitt, gerente de marketing da London Taxi Company. Em 2011, a companhia fabricou 1.100 veículos e no ano passado a produção foi de 900 unidades, antes que a administração forçasse a paralisação da produção. Ela pretende retomar a produção plena de cerca de 2 mil veículos em 12 meses e espera voltar a ter lucros neste ano.

Entretanto, Peter Johansen, vice-presidente das operações no Reino Unido, prevê que nos próximos anos as exportações superarão os produtos destinados ao mercado londrino. Ele disse que a companhia tem um contrato para entregar 1.000 táxis ao Azerbaijão. “Esperamos fechar uma encomenda muito maior do Azerbaijão para entrega em vários anos”, disse ele.

A London Taxi Company responde pela maioria dos 22 mil táxis pretos que circulam por Londres. Mas a Eco City Vehicles está fazendo incursões com seu Mercedes-Benz Vito customizado, que é preparado em uma fábrica concorrente de Coventry. A Nissan suspendeu planos para o lançamento de um táxi ao mercado londrino.

Por John Murray Brown | Financial Times, de Coventry

Fonte: Vtradicionaisalor Econômico – Online

www.valor.com.br/empresas/3267432/geely-volta-fabricar-os–taxis-pretos-de-londres