Maceió (AL): taxistas reivindicam lei da hereditariedade
Para comemorar o Dia do Taxista, o Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi-AL) promoveu um café da manhã nesta quarta-feira (28), na sede localizada na Rua Íris Alagoense, no Farol. A categoria comemora a data com conquistas na segurança, mas reivindica outras questões como a hereditariedade que prevê a transmissão de pai para filho da permissão.
De acordo com Rosivaldo Limeira, diretor do Sintáxi-AL, o sistema de geoposicionamento por satélite, o popular GPS, garante uma segurança a mais para o profissional que roda na capital. “Esse sistema é muito bom, porque podemos acompanhar agora e em tempo real onde está o veículo. É algo que aconselhamos a todo o taxista colocar para impedir assaltos”, explica.
Para Rosilvado, depois da instalação do dispositivo o número de assaltos contra taxistas diminui. “Diminuiu bastante nos últimos três meses. Não sei te precisar quanto, mas reduziu desde a instalação desse sistema. Isso posso te garantir”, complementa.
Além da melhor na segurança, os taxistas querem agora brigar por outro direito: o de hereditariedade. A Lei 12.884/2013 que prevê a garantia de transmissão da permissão do taxista de pai para filho foi vetada duas vezes pela presidente Dilma, mas deverá ser incluído por meio de emendas à Medida Provisória (MP) 615/2013 na câmara federal. Os taxistas esperam com isso garantir uma segurança econômica para seus familiares caso ele venha a falecer.
Quem abraçou essa luta para garantir o direito é o senador Renan Calheiros. Segundo Rosilvaldo, o senador se tornou um parceiro da classe e garantiu que até o dia 17 de setembro a MP 615 será aprovada pelo Senado e sancionada pela presidente Dilma Rousseff. “O presidente do Senado é nosso parceiro então isso pode mudar. Porque hoje em dia se falece o taxista a concessão passa para o Estado e a família não tem direito a nada”, explica Rosilvado.
Facilidade no atendimento
Além das ações sindicais, Rosilvado explica que em breve a capital de Maceió vai receber uma inovação por parte do sistema de transporte particular. Um sistema que facilitará a solicitação do táxi pelo telefone celular.
De acordo com Rosilvaldo, o passageiro poderá solicitar o serviço pelo telefone em tempo real por meio de um aplicativo. “Vai ser muito bom isso. Vai garantir mais segurança ainda, porque o passageiro vê o taxista em tempo real e o taxista passa a saber quem é o cliente porque ele vê a foto. Alguns carros já estão com esse sistema instalado e trabalhando”, diz o diretor do Sintaxi-AL.
Ainda durante toda esta quarta, os taxistas participaram de ações de saúde, educativas e promocionais no estacionamento do Jaraguá.
Fonte: Alagoas 24 horas
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=155437