Santa Maria (RS): Um táxi para cada mil habitantes
O projeto de lei que prevê a regulamentação e aumento da frota de táxis em Santa Maria está pronto e deve chegar à Câmara de Vereadores ainda em setembro, quem afirma é o secretário municipal de Controle e Mobilidade Urbana, Miguel Passini.
Conforme o titular da pasta, hoje a cidade tem 213 carros, porém são 204 em funcionamento, e para suprir a demanda, a esquadra deve ampliar entre 56 a 123 veículos. O cálculo utilizado no projeto de lei é de um táxi para cada mil habitantes de Santa Maria.
Entretanto, é preciso a aprovação do Legislativo para fechar esta conta, contudo é preciso que o prefeito Cezar Schirmer (PMDB), repasse o documento aos vereadores. “Acredito que a demora para que o prefeito revise o projeto de lei seja pelos novos secretariados”, conclui Passini.
O representante do Sindicato dos Taxistas (Sinditáxi), José Cantarelli, concorda que a frota do município precisa de reforços. “Santa Maria tem porte de cidade grande. Pelotas e Caxias do Sul, por exemplo, tem uma proporção boa entre táxis e habitantes, nós podemos fazer o mesmo”, destaca Cantarelli.
Outro tópico que representante do Sinditáxi comenta é em relação ao projeto de lei “da herança da permissão”, que passa a licença do táxi de pai para filho. Em julho deste ano, a presidente Dilma Rousseff vetou o documento, mesmo depois da aprovação do Senado. De acordo com Cantarelli a decisão de Dilma foi cancelada e a nova votação está marcada para 17 de setembro. “Não sei por que desta troca, mas foi transferido. Quanto a isso, não está definido ainda”, diz o representante do Sinditáxi.
Cantarelli também questiona sobre os taxistas clandestinos de Santa Maria, conhecidos como Executivos. O secretário Passini explica que não há um controle de quantos transitam hoje pelo município. “É difícil pois eles não têm qualquer tipo de registro, mas sabemos que é um risco para todos, principalmente para os passageiros deste tipo de veículo, pois não é um transporte regulamentado”, relata o titular da pasta.
O representante do Sinditáxi tem esperança, que com o novo projeto legislativo para os táxis, seja contemplada a devida penalidade ao clandestinos, pois hoje em dia não há lei municipal para este fator.
Fonte: A Razão
http://www.arazao.com.br/um-taxi-para-cada-mil-santa-marienses/