Fortaleza (CE): Campanha incentiva trânsito mais gentil
Trânsito mais humanizado e gentil. É com esse propósito que o Sistema Verdes Mares, com apoio da Prefeitura de Fortaleza, acaba de lançar a campanha “Trânsito Gentil – Fortaleza rima com gentileza”. As peças publicitárias para a divulgação da estratégia levam a assinatura da Síntese Comunicação, com produção de Vts pela Kroma Vídeo.
Além de VTs e spots de rádio, peças de mídia exterior compostas por outdoors e busdoors , a estratégia tem ações promocionais nas ruas e bares de Fortaleza.
“Ao fazermos o brainstorming para definição de linha de criação, fizemos uma pesquisa criteriosa sobre todas as campanhas de educação de trânsito feitas no Brasil, por instituições públicas e privadas”, explica o publicitário Eduardo (Dudu) Odécio. Segundo ele, as campanhas de cunho didático e coercitivas têm dado espaço para a consciência cidadão e, principalmente, para o tema gentileza, matriz comportamental inspirada no “Profeta Gentileza, personagem folclórico do Rio de Janeiro cujo bordão “Gentileza gera gentileza” tem inspirado escolas e instituições pelo Brasil afora.
A matriz – gentileza – faz parte da maioria das campanhas de departamentos estaduais de trânsito, companhias de seguro e marcas ligadas ao automobilismo em geral. A partir daí, a agência Síntese criou o conceito “Fortaleza rima com Gentileza” que posiciona todo o material da estratégia publicitária.
Além de VTs e spots de rádio, peças de mídia exterior compostas por outdoors e busdoors, a estratégia tem ações promocionais nas ruas e bares, onde serão distribuídos cartões aos frequentadores com a sugestão: “Garçom, chama um táxi”. Serão realizadas atividades nas escolas municipais com distribuição de cartilhas educativas e personagens temáticos.
Os outdoors poderão ser visualizados em vários cruzamentos estratégicos da Capital. Haverá distribuição de cartilhas educativas em blitze, bem como nos semáforos. Informações exclusivas podem ser acessadas no hotsite da campanha (verdesmares.com.br/gentileza). O material de divulgação conta com inserções na programação da TV Diário, TV Verdes Mares, spots nas rádios AM e FM e um vasto material editorial sobre educação no trânsito nos veículos de comunicação do Sistema Verdes Mares.
A equipe para o desenvolvimento da campanha teve a direção de Criação de Dudu Odécio, redação de Braz Henrique Theóphilo, direção de Arte de Paulo Dório e finalização de Evandro Costa.
A campanha está sendo realizada nestes últimos dias de agosto e no mês de setembro, culminando com a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. Os principais temas abordados na campanha são: Respeitar a sinalização; parar no sinal vermelho; respeitar a faixa de pedestre; motociclista não ultrapassar entre as faixas; respeitar a vaga de estacionamento para idoso e fazer a sinalização correta ao mudar de faixa.
Fonte: Diário do Nordeste (Assinatura)
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1310004