Brasília (DF): Recuperação de objetos esquecidos nos táxis
Os passageiros que utilizam o sistema de táxi do Distrito Federal podem contar a partir deste mês com um número específico de telefone para registro de reclamações, sugestões ou comunicados de extravios de objetos.
De acordo com o subsecretário de Transporte Público Coletivo e Individual, José Ronaldo Persiano, é muito comum os passageiros esquecerem celulares e outros objetos no banco dos táxis. Por isso o serviço foi criado para facilitar a localização e a devolução dos pertences.
No último fim de semana, um empresário esqueceu a mochila em um veículo e, com ajuda do cadastro atualizado da secretaria de Transporte, o motorista foi localizado e os pertences devolvidos. Pela legislação, o permissionário deve levar os objetivos esquecidos para a sede da subsecretaria em até 24 horas, conforme esclareceu Persiano.
O sistema da pasta contém os dados dos 3,4 mil táxis que circulam atualmente no DF e reúne informações como os nomes dos motoristas, dos permissionários, cor, modelo e marca dos veículos.
A proposta é que, até a Copa do Mundo, cada táxi seja equipado com câmeras de monitoramento para aumentar a segurança tanto dos motoristas como dos usuários.
O projeto está em estudo e inclui a instalação de um botão de pânico que é acionado pelo taxista em casos de urgência, além de Wi-Fi, GPS e uma tela de mídia que pode veicular mídia institucional ou comercial.