Lisboa: Chegada dos táxis elétricos
Câmara de Lisboa vai atribuir 60 mil euros para compra das vinte viaturas. Pelas ruas de Lisboa vão circular 20 veículos elétricos que, em breve, vão substituir alguns dos veículos mais antigos.
A iniciativa resulta de um protocolo assinado, esta quinta-feira, entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral) e a Federação Portuguesa do Táxi , que pretende apoiar a renovação da frota de táxis da capital e promover a utilização de veículos eléctricos para este serviço de transporte.
A Câmara de Lisboa vai atribuir 60 mil euros, três mil por cada carro, às duas associações do setor para a compra das viaturas.
Os 60 mil euros serão divididos entre as duas associações, representando um apoio de três mil euros para a aquisição de cada veículo, cerca de 12% do seu custo total.
Apesar de satisfeito com a iniciativa o presidente da Antral, Florêncio de Almeida, relembrou os condicionalismos destas viaturas como a baixa autonomia, o tempo de demora do carregamento da bateria e o preço das viaturas “demasiado elevado” e lembrou que “Falta intervir nas marcas, nas condições de importação e na fiscalidade”.
Com este protocolo, será possível renovar 20 viaturas, uma gota de água face ao número de táxis a circular abaixo da norma europeia “Euro 3″, ou seja, anteriores a 2000, portanto, mais poluentes. Dos 3500 táxis que circulam na cidade, cerca de 2000 mil têm mais de 13 anos.
A Câmara de Lisboa e representantes dos taxistas pediram ao Governo alterações legislativas para facilitar o abate de veículos em fim de vida e a equiparação fiscal do carregamento de viaturas elétricas ao consumo de combustível.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/lisboa-vai-ter–taxis-eletricos
Fonte:Correio da Manhã