Para Adetax, liberação de táxis nas faixas de ônibus reduzirá valor das corridas
Permissão para que táxis também usem as faixas exclusivas de ônibus diminuiria em até 25% o tempo das corridas, com reflexo no valor pago pela população que usa táxi.
A Adetax (Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo) estima redução de até 25% do tempo das corridas, caso seja aprovada a liberação para os táxis usarem as novas faixas de ônibus criadas na cidade. O Secretário Municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que o DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário) já estuda a implantação da medida, que ainda não tem data para entrar em vigor.
A estimativa de redução de 25% no tempo das corridas está baseada na circulação dos táxis nos corredores exclusivos de ônibus, que ficam à esquerda. Atualmente, em nove destes corredores, já é permitida a circulação de taxistas, desde que transportando passageiros.
Conforme Ricardo Auriemma, presidente da Adetax, é possível estimar, de imediato, que o mesmo benefício ocorrerá com a liberação das faixas exclusivas, com reflexo direto no valor pago pela população que usa táxi. “Em números atualizados, a categoria já transporta hoje cerca de 450 mil pessoas, diariamente”.
Para a Adetax, a adoção da medida seria um incentivo ao transporte público por meio do táxi, que é um importante complemento ao transporte público de massas. Trata-se de uma demanda antiga do modal táxi, desde que as novas faixas foram criadas. O Sindicato dos Taxistas já se manifestou, pedindo a liberação, e a Adetax acompanhou o pedido. “O apoio a essa determinação da Prefeitura tem amplo respaldo da categoria como um todo, inclusive da Adetax”, confirma Auriemma.
Atualmente, os taxistas apenas podem entrar nas faixas exclusivas de ônibus (à direita das vias) para embarque ou desembarque de passageiros. Trafegar pelas faixas implica em multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira.
A Adetax defende a liberação dos táxis nas novas faixas criadas nas avenidas Paulista e Doutor Arnaldo, no Corredor Norte/Sul, na Avenida Sapopemba (Zona Leste) e na rua Loefgreen (Zona Sul), assim como nas futuras faixas a serem implantadas na cidade. Até o final do ano, a Prefeitura deverá entregar um total de 220 quilômetros de faixas exclusivas.