Crise econômica ameaça famosos táxis pretos de Londres
A fabricante, chamada Manganese Bronze, já vem sofrendo prejuízos desde 2008. No ano passado, a empresa vendeu apenas mil carros.
Um ícone britânico está ameaçado. Os famosos táxis pretos podem deixar de circular. A fabricante, chamada Manganese Bronze, já vem sofrendo prejuízos desde 2008. No ano passado, a empresa vendeu apenas mil carros.
Essa semana, o presidente da companhia deu a notícia para os 288 operários. Está em concordata, à espera de uma injeção de dinheiro. Nos últimos anos, surgiram novos modelos, mas o táxi preto é o preferido dos londrinos. Compõe a paisagem.
A diferença desses carros de jeito antigo é que eles têm um salão amplo, que dão para cinco pessoas, com total conforto. Os taxis são ágeis. Podem fazer manobras de 180 graus, o que permite uma mobilidade excepcional mesmo em ruas estreitas. E os motoristas conhecem todas as ruas da cidade. Fazem um curso de quatro anos.
Se eles saírem de cena, Londres perde muito do seu charme. E tem uma notícia que acaba de sair: a recessão britânica acabou. O país cresceu 1% no último trimestre. Será que dá para salvar os táxis?
Fonte: Bom Dia Brasil