Capital: Táxis e as novas faixas de ônibus da Av. Paulista
Trechos reservados a ônibus podem ser usados por taxistas apenas para embarque ou desembarque de passageiros. Profissionais temem que a mudança crie dificuldades na região, onde a demanda pelo serviço é elevada.
Pelas novas regras de circulação na avenida Paulista que estabeleceram faixas exclusivas para ônibus, os táxis não poderão circular nos trechos reservados, mesmo quando tiverem passageiros.Para o embarque e desembarque, porém, os taxistas podem entrar na faixa, mas devem usar a linha tracejada para entrar e sair do trecho.
Ontem, taxistas ouvidos pela Folha diziam não saber se poderiam utilizar a faixa enquanto levassem passageiros. Os profissionais temem que a medida crie dificuldades na Paulista, local onde a demanda pelo serviço é alta.
A falta de informação se repetia também entre alguns agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que orientavam o tráfego na região da Paulista. Questionados pela reportagem, operadores de trânsito divergiram quanto à possibilidade de uso das faixas exclusivas pelos táxis, seja para circulação, seja para desembarque de passageiros.
Segundo o Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, a categoria segue o padrão de que os táxis podem circular apenas em corredores de ônibus, mas não em faixas exclusivas. Nos corredores à esquerda das pistas, os táxis podem circular. A diferença entre os corredores e as faixas exclusivas também foi apontada como motivo para a divergência.
FONTE: Folha de S.Paulo