Fortaleza (CE): Taxistas prontos para grandes eventos
Após a Copa das Confederações de 2013, o País segue a preparação para o recebimento de grandes eventos no Brasil. No próximo, a Copa do Mundo de 2014, são esperados cerca de 600 mil turistas, portanto, é necessária uma capacitação de todos os profissionais que irão lidar diretamente com esse público, que chega de diversas regiões do mundo.
No caso dos taxistas, principais responsáveis por realizar o transporte dos visitantes, a necessidade de estarem prontos para essa demanda exigida torna-se ainda maior. Pensando nisso, o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a CNT (Confederação Nacional do Transporte), desenvolveram o programa Taxista Nota 10, que atua em todo o País oferecendo cursos de Inglês e Espanhol, bem como um curso de Gestão de Negócios.
Desde novembro de 2011, quando foi iniciado, o programa já contemplou mais de 30 mil taxistas em todo o País. No ato da inscrição, o profissional escolhe um dos idiomas, porém, todos os alunos têm acesso ao curso de Gestão de Negócios.
Antônio Marcos Silvino está na “praça” há sete anos e decidiu matricular-se no curso de Espanhol. “Eu gostei bastante, foi muito proveitoso. O material é ótimo e eu tenho aplicado as técnicas de gestão na administração do taxi”, revela. Antônio concluiu o curso há cerca de quatro meses e, durante os jogos da Copa das Confederações em Fortaleza, treinou o espanhol concedendo uma entrevista a uma emissora televisiva mexicana. Apesar de dominar o idioma em seu nível básico, o taxista demonstra que sabe se comunicar em outra língua nas situações necessárias.
Os cursos não são presenciais, entretanto, após fazer sua inscrição, o profissional recebe um kit que contempla o caderno do aluno, o caderno de atividades e o CD com aulas em áudio. Depois de três meses de estudo, para que o certificado de conclusão seja emitido, o taxista passa por uma avaliação com questões relacionadas ao idioma cursado. Para fazer a matrícula, é necessário que o interessado compareça a alguma unidade do Sest/Senat ou do Sebrae portando cópias da Carteira Nacional de Habilitação, do comprovante de residência e da carteira padrão, que comprova a atividade remunerada como taxista. A inscrição pode ser feita a qualquer momento até novembro deste ano.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1290144
Fonte:Diário do Nordeste