Recife (PE): CTTU vai fiscalizar táxis durante os jogos da Copa
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) promete reforçar a fiscalização dos táxis para que o torcedor tenha um bom atendimento durante os jogos da Copa das Confederações realizados em Pernambuco. Na tarde desta quinta-feira (13), o órgão fechou um convênio com as prefeituras de Camaragibe e São Lourenço da Mata para que os taxistas das duas cidades possam pegar passageiros na capital. Da mesma forma, taxistas do Recife também estão autorizados a embarcar passageiros nos dois municípios.
Ao todo, o Recife possui 6.125 táxis credenciados, mas os taxistas reclamam da postura da Fifa em não permitir que os carros passem pelos pontos de bloqueio na BR-408 para deixar passageiros na Arena. “É uma coisa absurda, porque o táxi ele tem que entrar aonde o passageiro for, porque ele está pagando, não está indo de graça”, reclama o taxista Luís Maranhão.
O também taxista Valério Vidal já decidiu que não irá circular no domingo, quando Espanha e Uruguai jogam na Arena. “Da última vez que eu fui levar um cliente, ele teve que ficar muito longe do campo. E o engarrafamento também foi imenso. Pela experiência do jogo do Náutico contra o Sporting, eu não vou trabalhar”, afirma.
“A gente faz o apelo para pedir ao taxista que não deixe de dar assistência, de ir para o metrô, de trabalhar principalmente os carros de aeroporto, hotéis, trabalhar domingo, e que a gente mostre a quantidade grande de táxis e que a população fique satisfeita”, diz Everaldo Menezes, presidente do sindicato da categoria.
O taxista Antônio Bezerra, ao contrário de outros colegas de profissão, está entusiasmado para trabalhar no domingo. “Vou passar o final de semana rodando, para apoiar o povo que está vindo prestigiar o nosso estado. Vai ser bom para o estado, vai ser bom para todo mundo”, garante.
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, disse que os agentes da companhia vão avaliar o serviço oferecido aos torcedores. “A fiscalização vai acontecer, sobretudo, nas proximidades das estações de táxi e metrô, como também nas proximidades da Arena, onde há o ponto de táxi específico”, explica. Ferreira ainda garantiu que a CTTU vai fiscalizar, além do atendimento, a oferta de táxis. Ela ressaltou que esse trabalho será feito em conjunto com o sindicato dos taxistas.