Pages Menu
Categories Menu
Belo Horizonte: Turista receberá ‘mimos’ nos táxis

Belo Horizonte: Turista receberá ‘mimos’ nos táxis

Jornais, revistas, água mineral e até tablet para os passageiros. De carona na Copa das Confederações que se aproxima, os mimos estão chegando aos táxis de Belo Horizonte. Preocupados em atender bem ao cliente, os taxistas estão buscando capacitação e investindo em diferenciais.

“Eu falo inglês, trabalho de gravata, tenho água mineral e jornal no carro. Não adianta ter uma frota boa se o atendimento não for muito bom. Temos que fazer o dever de casa”, diz o diretor da Coopertramo e da Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de Minas Gerais (Fetranscop), Geraldo Osmany de Almeida. Ele diz que os 190 motoristas da Coopertramo já fizeram curso de capacitação. A ideia agora é estender a experiência para as outras nove cooperativas filiadas à federação, todas com atuação em Belo Horizonte e região metropolitana. Ao todo, são 3.500 taxistas.

Na Vip Táxi, que tem 84 taxistas, a comunicação entre os motoristas é toda informatizada, feita via tablets. Os equipamentos também podem ser usados pelos clientes e a cooperativa está negociando com uma empresa de mídia para ter um segundo tablet em cada carro, que ficaria fixo no banco exibindo propagandas e mensagens informativas.
Além dos tablets, todos os carros têm revistas à disposição dos passageiros. O diretor operacional da cooperativa, Francisco Nunes, afirma que esses são diferenciais importantes para os filiados.

Empreendedor. O Sebrae Minas está oferecendo gratuitamente o curso Taxista Empreendedor, que visa capacitar os profissionais de Belo Horizonte para as Copas das Confederações e do Mundo. “Queremos que o taxista veja o táxi como um negócio e buscamos estimulá-lo para que ele busque um diferencial”, diz uma das coordenadoras do projeto, Grazielle Cotta.

Para fazer o curso, o taxista deve procurar o Sebrae e retirar um kit que tem manual, CDs e DVDs. Ele tem 60 dias para ler, ouvir e assistir ao material e responder a uma ficha de avaliação. Depois disso, recebe um selo que pode ser colocado no carro.

O curso trata de temas como atendimento, qualidade de vida, marketing, gestão e controle financeiro. Cerca de 50 motoristas já concluíram o curso e 320 estão em processo. Os taxistas da Coopertramo e da Vip Táxi estão entre eles.

Fonte: O Tempo (MG)
www.otempo.com.br/capa/economia/turista-receberá-mimos-nos-táxis-de-belo-horizonte-1.657319