Pages Menu
Categories Menu
Franca (SP): táxis com cor única em breve

Franca (SP): táxis com cor única em breve

Assim como acontece em cidades como Rio de Janeiro, Brasília e em breve Guarulhos, os táxis de Franca também poderão ser padronizados com uma cor única. A possível mudança ainda é uma proposta que está em análise pelo prefeito Alexandre Ferreira (PSDB) e, que em um segundo momento, poderá ser ampliada para mototáxi, motofrentista, van escolar e ônibus de fretamento para transporte de turistas e sacoleiros.

O secretário de Segurança e Cidadania, Sérgio Buranelli, disse que a proposta faz parte de um amplo estudo com o objetivo de ajudar na fiscalização e coibir os táxis clandestinos. “Por enquanto é uma proposta, não tem nada concreto. Nem conversamos com as cooperativas.” O próximo passo será realizar uma audiência com as partes interessadas e depois encaminhar um projeto para análise dos vereadores. “Se entrar em vigor, evidentemente que os taxistas teriam um prazo para se adequarem às mudanças”, disse.

A medida atingiria todos taxistas que atualmente circulam pela cidade e mototaxistas cadastrados no município. A Secretaria de Segurança e Cidadania necessita ainda fazer um levantamento do número de empresas da cidade que atuam com fretamento tanto na região como para outros estados.

E não é apenas a padronização dos táxis que está em análise. A pedido da Prefeitura, a Secretaria de Segurança e Cidadania realizou um estudo amplo que mostrou que pontos de táxi são comercializados por preços exorbitantes. Para coibir essa prática, está em avaliação a revisão da lei municipal que limita a criação de novos pontos na cidade. Para o secretário, seria preciso abrir mais de 120 novas vagas contribuindo assim para acabar com o serviço clandestino. Atualmente, quatro cooperativas atuam na cidade, com um total de 200 taxistas regularizados e 41 pontos legalizados. Na fila de espera estão 313 pessoas.

MAIS MUDANÇAS

As mudanças não devem parar por aí. Um estudo técnico também aponta mudanças necessárias para o trânsito principalmente no Centro e na avenida Adhemar de Barros. Para a região central, a proposta é extinguir vagas de estacionamento em ruas estreitas, onde é possível trafegar apenas em fila única. A intenção é melhorar o fluxo de veículos principalmente em horário de pico. Já na Adhemar de Barros a proposta seria instalar semáforos e rotatórias.

http://www.gcn.net.br/jornal/index.php?codigo=210085
Fonte:Comércio de Franca