Juiz de Fora (MG): taxistas vão pagar por requalificação
Os taxistas de Juiz de Fora terão que pagar pelo curso de requalificação profissional, uma das exigências para renovação da carteira de motorista de táxi na cidade. A capacitação deve ser realizada a cada três anos. Em 2007, quando começou a ser cobrada, foi custeada pela Prefeitura. Em 2010, a categoria também não pagou, graças a isenção concedida pelo Sest/Senat, única instituição que ministra o curso na cidade. Este ano, porém, haverá a cobrança.
Conforme o presidente da Associação dos Taxistas, Luiz Gonzaga, o valor inicialmente previsto era R$ 120, considerado alto para os trabalhadores. Ele explica que a categoria cobrou do Poder Público a redução do valor. Segundo a chefe do Departamento de Transporte Público da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra), Andréa Santos, em atendimento à reivindicação da categoria, foi conseguida, junto a Sest/Senat, a redução em 50% no valor a ser pago.
Segundo a Settra, a participação é obrigatória para auxiliares e permissionários, e as turmas estarão abertas no período de abril a agosto. Para a inscrição, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF ou CNH, comprovante de residência e certificado do último curso do qual o taxista participou. A requalificação periódica está prevista no artigo 51 do Decreto municipal 10.477/2010. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3249-2200.
http://www.tribunademinas.com.br/economia/taxistas-v-o-pagar-por-requalificac-o-1.1273104
Fonte:Tribuna de Minas