Pages Menu
Categories Menu
Americana (SP): prefeitura fechará cerco a taxistas irregulares

Americana (SP): prefeitura fechará cerco a taxistas irregulares

A Prefeitura de Americana irá fechar o cerco aos taxistas que rodam irregularmente na cidade. A Setransv (Secretaria de Transporte e Sistema Viário) está montando uma operação para eliminar os táxis clandestinos do município e fazer uma varredura nos alvarás dos permissionários do serviço. No futuro, a administração pretende desmembrar a medida para investigar um suposto cartel de taxistas.

Pela lei municipal 4.019, de 2004, o veículo a ser utilizado pelo permissionário precisa estar licenciado em Americana. Segundo o subsecretário de Transporte, Thiago Martins, que irá coordenar a operação, uma denúncia feita por taxistas auxiliares – que trabalham para os detentores da permissão – mostrou que existiriam mais de 20 veículos clandestinos atuando na cidade. “Eles falaram que há carros de Monte Mor, Sumaré e Campinas rodando por aqui”, afirmou.

O subsecretário acrescentou que os taxistas clandestinos estariam, inclusive, utilizando pontos de táxi licenciados pela prefeitura, dividindo o espaço com os veículos regulares. “A pessoa é parente ou conhecido de alguém documentado em Americana e acaba conseguindo o espaço”, explicou. A operação deverá começar nos próximos dez dias, segundo Martins, e os táxis irregulares serão recolhidos e levados para o pátio municipal.

A legislação também prevê que o alvará para exploração do serviço de táxi deve ser renovado anualmente e, para isso, os permissionários precisam apresentar o alvará anterior, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), documentos do veículo e atestado de antecedentes criminais a cada cinco anos, além de pagar uma taxa de R$ 10. Atualmente, Americana possui 106 táxis regularizados na cidade – a lei prevê um carro para cada 2 mil habitantes.

Martins disse que assim que os 40 novos agentes de trânsito da Gama (Guarda Armada Municipal de Americana) estiverem formados, a administração começará as abordagens dos veículos para constatar irregularidades. “Pretendemos fazer bloqueios e comandos para checar a regularidade da documentação”, disse. O diretor da Gama, Adilson Bicalho, afirmou que dará todo suporte necessário ao Executivo.

De acordo com o subsecretário, também será averiguado se o carro está em boas condições e se ele foi aferido pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) e pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A legislação prevê advertência, multa de R$ 240, suspensão e até cassação do alvará para os táxis em desacordo com a lei.

MAIS VAGAS

Um taxista auxiliar, que pediu para não ter o nome divulgado, disse que os clandestinos estão roubando os clientes dos profissionais regularizados. “Eu trabalho há 15 anos para o detentor do carro (permissionário) e não tenho um ponto próprio. Por que eles (clandestinos) têm direito a isso?”, questionou. Os taxistas auxiliares ganham entre 20% e 30% do valor arrecadado pelas corridas – o restante vai para o permissionário.

Uma proposta que deverá ser apresentada na Câmara poderá criar mais 16 vagas para permissionários do serviço. Os taxistas auxiliares esperam conquistar uma dessas vagas.

http://portal.tododia.uol.com.br/?TodoDia=cidades&Materia=763111
Fonte:Todo Dia