Pages Menu
Categories Menu
Rio: táxi elétrico será testado em duas unidades

Rio: táxi elétrico será testado em duas unidades

Com emissão zero com o início do programa de táxi elétrico, parceria entre a Prefeitura do Rio, Nissan e Petrobras Distribuidora. Na primeira fase, duas unidades do Nissan LEAF, veículo 100% elétrico que não emite poluente e nem faz barulho, rodarão na capital fluminense. Até o fim do ano, outros 13 veículos serão adicionados à frota. Os dois primeiros táxis elétricos começarão a circular pela cidade no mês de março, a partir do aeroporto Santos Dumont, e poderão ser recarregados em dois postos Petrobras, na Lagoa Rodrigo de Freitas e na Barra da Tijuca. A Nissan foi a única empresa a apresentar proposta na chamada pública realizada pela Prefeitura do Rio durante o mês de janeiro para selecionar veículos elétricos que pudessem atuar no serviço de táxis na cidade. A entrega das duas unidades do LEAF ao prefeito Eduardo Paes foi realizada em cerimônia que marcou ainda a inauguração da nova sede da Nissan no Brasil, no edifício Porto Brasilis, no Centro.

O Nissan LEAF utilizado como táxi elétrico foi projetado para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna, oferecendo espaço, conforto e potência como os veículos à combustão. Lançado comercialmente nos Estados Unidos e no Japão em dezembro de 2010, e na Europa no ano seguinte, o modelo já tem mais de 50 mil unidades vendidas em todo o mundo e autonomia de 160 km. O módulo de 48 baterias de íon-lítio pode ser recarregado em carregadores caseiros em até oito horas, ou em apenas 30 minutos com os ‘Quick Chargers’ (carregadores rápidos), que serão instalados em postos da Petrobras.

O mês de fevereiro registrou 123.338 unidades de motos produzidas no país, informou a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares (Abraciclo), na última semana. De acordo com a entidade, o volume representou queda de 3%, em relação às 127.209 motos de janeiro. Comparando a fevereiro de 2012, quando 153.113 unidades foram fabricadas, a baixa alcançou 19,4%.

Para a Abraciclo, as quedas sucessivas na produção refletem o ritmo de vendas no varejo.

http://www.osaogoncalo.com.br/site/veículos/2013/3/12/49852/táxi+elétrico+será+testado+em+duas+unidades+no+rio+
Fonte:O São Gonçalo